quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Itacaré cadastra catadores na 2ª feira


A Secretaria de Desenvolvimento Social inicia na segunda-feira, 28, a segunda fase do cadastramento dos catadores de material reciclável que atuam no centro de Itacaré. Nesta quinta-feira, 24, foi concluída a coleta de dados das pessoas que trabalham e vivem na região próxima ao lixão.
Além do cadastramento das famílias, a secretária Flávia Oliveira, a assistente social Alesandra de Araújo Sena, e a coordenadora do projeto de implantação da cooperativa de catadores de Itacaré, Vera Lúcia Carreon, entregaram kits com equipamentos de proteção individual para os trabalhadores.
Segunda fase - A secretária explica que a segunda fase do trabalho será o cadastramento das pessoas que fazem a coleta de material reciclável dentro da cidade. Depois de concluída essa etapa, que inclui a retirada de documentos de quem ainda não possui, o projeto da implantação da cooperativa será encaminhado para a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
O município também vai comprar um caminhão para a coleta seletiva. Já a Secretaria Estadual do Trabalho vai assegurar maquinário, fardamento, formação do pessoal e material de divulgação. “Isso vai mudar a nossa vida. Vamos trabalhar com mais dignidade e ter o nosso produto mais valorizado”, avalia Luiz Henrique Andrade de Carvalho, que trabalha no lixão há 10 anos.
Ele conta que trabalha no local com mais cinco pessoas da família: sua mãe e quatro irmãos. Outro que vive a expectativa de tornar-se um cooperado é Ginivaldo de Jesus Santos, que está no local há três anos. “Já trabalhei em roças em Itabuna, Itajuípe e acabei parando aqui, em Itacaré, por falta de oportunidade no campo, relata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário