terça-feira, 1 de março de 2011

Folia em Itacaré começa 6ª com carnaval cultural

O Itacaré Folia 2011 começa nesta sexta-feira, 4, a partir das 18 horas, com o grito de carnaval para reinaugurar o Clube Municipal de Pirajá, que por 10 anos foi usado como depósito de material da prefeitura pelos ex-gestores. A grande reforma do único espaço público para eventos na cidade será concluída nesta quinta-feira.
A festa de reinauguração terá entrada gratuita, mas a partir de sábado será cobrada uma taxa, com os valores arrecadados doados à Fundação Hospitalar de Itacaré. Entre os próximos dias 5 e 8 o Clube de Pirajá será o “point” da folia para quem ama as músicas que embalaram os antigos carnavais.São as marchinhas que estão de volta ao carnaval de Itacaré.
Marchinhas - Músicas como Cidade Maravilhosa, A Canoa Virou, Acorda Maria Bonita e Apareceu Margarida começam a ser executadas a partir das 22 horas de sábado, 5. A entrada custará R$ 20 e pode ser adquirida na Secretaria Municipal de Turismo. O carnaval cultural vai rolar paralelo à folia na rua.
 Entre os dias 6 e 8, sempre das 16 às 20 horas, serão realizados os bailes infantis e o ingresso será um quilo de café, açúcar ou leite, com a doação para a Fundação Hospitalar. “Um espaço tão simbólico como o Clube de Pirajá não poderia ter ficado tanto tempo desativado. Ainda bem que a prefeitura está devolvendo esse espaço tão importante para a cidade”, comemora o empresário José Walter dos Santos, de 77 anos.
 Um dos moradores mais antigos de Itacaré, José Walter foi um dos responsáveis pela construção do Clube de Pirajá, na década de 60, no governo do então prefeito Evaldo Lopes. “Na época, Itacaré contava com 2.500 moradores na sede”, lembra. Walter, que foi um tipo de gerente da obra, recorda que a última grande reforma do Clube ocorreu há cerca de 30 anos.
Atrações - Além do carnaval cultural, diversas atrações vão levar axé, reggae, arrocha e samba para os moradores e os milhares turistas de diversas partes do Brasil e outros países do mundo que começaram a chegar a Itacaré.
 A folia na Praça São Miguel e na Avenida Castro Alves será entre os dias 5 e 8, com atrações como Adão Negro, Patrulha do Samba, No Estyllo, de Salvador; as regionais Na Gandaia, Pagodence, Os Polêmicos Tah Garoto, Vera Cruz e Pretubom.
Nesses dias também haverá desfiles de blocos alternativos e apresentações de bandas locais como O Trukky e A Massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário