Testes de HIV e glicemia, orientações nutricionais, vacinas, cadastramento para o programa Bolsa Família, distribuição de quites para escovação, oficinas de artesanato, aferição da pressão arterial e assistência jurídica foram alguns dos serviços oferecidos para a comunidade durante a I Mostra de Saúde e Cidadania de Itacaré.
O evento foi realizado durante todo o dia de terça-feira, 19, no Centro de Saúde Otto Alencar, pela Secretaria de Saúde, em parceira com Secretaria Desenvolvimento Social, Procuradoria Jurídica, Agentes de Endemias e 6ª Diretoria Regional de Saúde (6ª Dires).
De acordo com a Secretária de Saúde, Carolina Anunciação, um dos objetivos da I Amostra foi facilitar o acesso da população a diversos serviços ao mesmo tempo. De uma só vez, muitas mulheres aproveitaram para cortar o cabelo, agendar exames de mamografia e aferir a pressão.
Exposição - O corte de cabelo também foi o serviço preferido pelos homens, sendo que muitos deram uma esticada até o consultório para fazer o teste rápido de HIV. Enquanto os adultos buscaram os serviços, as crianças se empolgaram com a exposição fotográfica sobre as ações da secretaria de Saúde e com as explicações sobre o Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue.
Durante todo o dia as filas foram enormes na tenda montada em frente ao centro de saúde. As crianças foram ver de perto, através de um aparelho microscópio, as larvas do Aedes Aegypti. “Foi muito bom saber como mosquito da dengue se reproduz”, disse o estudante Alisson Santos Brito.
Já a estudante Aline Freire dos Santos preferiu ir ao centro de saúde para aferir a pressão e fazer o exame de glicemia. “Quase nunca vou ao médico por causa do pouco tempo disponível, mas hoje aproveitei para saber como está minha saúde”, contou. Quem também aprovou o atendimento foi comerciário Marcelo dos Santos Andrade. “Foi tudo muito rápido”, contou. Ele foi levar o filho para a pesagem.
A diretora de Atenção Básica de Itacaré, Carla Gonzaga, explicou que a realização da Amostra foi para divulgar os serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde. “Disponibilizamos serviços que muita gente não conhecia. O evento também foi para comemorar o Dia Mundial de Saúde, que é celebrado no dia 7 de abril. Carla organizou Amostra junto com a diretora da Vigilância Sanitária, Jurema Guimarães, e a Secretária de Saúde, Carolina Anunciação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário