O Ministério do Turismo, em parceria como Instituto Marca Brasil, aplica até esta terça-feira, 31, em Itacaré, no sulda Bahia, o módulo “Competitividade do Destino: Planejamento e Gestão”. Nesta etapa os integrantes do Grupo Gestor doDestino Turístico debatem temas como competitividade e gestão, planejamento eaplicação de ferramentas gerenciais.
Durante 16 horas de capacitação, empresários,representantes do poder público municipal, organizações não-governamentais eentidades analisam a situação atual e propõem medidas que serão implantadas paramelhorar a qualidade do destino.
O segundo módulo de capacitação estásendo coordenado pelo consultor Bruno Wendling, do Instituto Marca Brasil. Eleexplica que os participantes deste módulo estão debatendo os pontos fracos efortes detectados em um estudo de competitividade realizado pela FundaçãoGetúlio Vargas, entre novembro de 2009 e abril do ano passado.
O estudo - O levantamento detalha as condições dos50 municípios brasileiros que estão sendo capacitados para serem destinospadrão de qualidade internacional. Na Bahia, além de Itacaré, somente Cairue Paulo Afonso estão sendo trabalhados. De acordo com o estudo da FGV, os elementosimportantes para a competitividade de um destino turístico são: infra-estrutura,acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos turísticos, marketing,políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local,capacidade empresarial, além dos aspectos sociais, ambientais e culturais.Wendling explica que, depois da análisedesses dados, os integrantes do Grupo Gestor começam a traçar suas prioridades.“No próximo módulo eles já vão apresentar projetos que possam melhorar aqualidade do destino Itacaré”.O consultor destaca que “esse é ummódulo importantíssimo dentro do processo de capacitação do destino. Por isso, são16 horas de curso”. Os três módulos restantes têm carga de 8 horas cada.Dentre os temas debatidos neste segundomódulo estão o papel do Grupo Gestor e a importância de se utilizar bem asferramentas de comunicação como site institucional, e-mail e as redes sociaiscomo Twitter, Facebook e Orkut. “São aliados valiosos de um destino competitivo”,finalizou Bruno Wendling.
Nenhum comentário:
Postar um comentário