quarta-feira, 31 de agosto de 2011

ILHÉUS TEM PROJETO SAÚDE DO HOMEM

Implementar uma política de atenção à saúde da população masculina de Ilhéus é um dos principais objetivos do projeto “Saúde do Homem”, realizado nesta quarta-feira (31), no bairro do Basílio, O projeto está sendo implantado através do Departamento Atenção Básica da Secretaria da Saúde, do Núcleo de Assistência a Saúde da Família (Nasf) Centro Sul, em parceria com os profissionais da unidade do PSF (Posto de Saúde da Família) do bairro.
As diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem enfatizam que atividades como essa são importantes, uma vez que possibilitam mudanças na percepção da população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a saúde de sua família. Segundo o médico Antônio Lacrosse, “ainda existem algumas barreiras culturais e convenções sociais, que fazem com que os homens não busquem os serviços de saúde, e consequentemente não se previnam de algumas doenças, o que diminui a expectativa de vida dessa população em relação, por exemplo, à população feminina”.
As atividades no Basílio tiveram início às 8 horas, com a prática de ginástica laboral realizadas pela educadora física Ednagila Pinheiro e pela fisioterapeuta Karla Gresik. As palestras educativas tiveram como tema “Prevenção de Câncer de Próstata”, com o médico Antônio Lacrose, e “Cárie, Doenças Gengivais e Câncer de Boca”, com o cirurgião-dentista Marcelo Mascarenhas. À tarde, as palestras versaram sobre “Cuidados Nutricionais” feita pela nutricionista Marjorie Bittercourt, “O Papel do Homem”, com a psicóloga Terezinha Zélia, e “Cuidados com os Dentes”, com a dentista Eulinda Magnavita Costa.
Nicanor José Barros, de 80 anos, morador do Basílio há 16 anos, considera essa atividade de extrema importância. “É uma forma de aproximar os homens do bairro do posto e da unidade, e fazer com que eles cuidem mais da saúde e se previnam de doenças”, afirmou. Os presentes degustaram lanches durante o intervalo, e participaram de campeonatos de dominó e dama, com sorteios de brindes. O projeto Saúde do Homem, no Basílio conta com a parceria dos alunos dos cursos Enfermagem e Medicina da Uesc,  associação de Moradores do bairro, agentes comunitários de saúde e escolas municipais do bairro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário