segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Audiência pública discute Licença de Localizaçã​o do novo aeroporto de Vitória da Conquista

Na próxima sexta-feira (23) termina o prazo para quem deseja opinar sobre os estudos de impacto ambiental previstos na implantação do novo aeroporto de Vitória da Conquista. O documento deverá ser entregue no protocolo do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) ou por meio de carta registrada encaminhada para Rua Rio São Francisco, n°1, Monte Serrat/CEP-40.425-060/ Salvador/BA.
No sábado (17), a população e representantes do poder público participaram da audiência pública promovida pelo Inema para discutir o processo de licença de localização do terminal, além do Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental (Eia/ Rima).
Após a audiência, com o deferimento da licença ambiental, a conclusão do projeto executivo e a assinatura do convênio com o Programa Federal de Auxílio a
Aeroporto (Profaa), o Derba poderá dar inicio ao processo licitatório para construção do novo aeroporto. O edital de licitação tem lançamento previsto para dezembro, contratação da empresa para fevereiro ou março e o prazo estimado para execução das obras é de 540 dias ou 18 meses.
O novo terminal será localizado a 8,5 quilômetros do centro do município, no distrito São José, também conhecido como Pé de Galinha. Estão sendo estimados recursos na ordem de R$86 milhões na implantação do projeto executivo. Toda a estrutura aeroportuária será montada numa área de 616 hectares.
Anseio da população - Foram disponibilizados ônibus para transportar até o Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima - onde foi realizada a audiência -, a população residente nos diversos povoados circunvizinhos à área que sediará o novo aeroporto, a exemplo de São José (Pé de Galinha), Iguá, Quatis dos Fernandes, Simão e Campinhos. A trabalhadora rural Maria Madalena da Silva, moradora no povoado do Iguá, disse que “todos estão de parabéns pela iniciativa”, por entender que “esse aeroporto é um marco para o município de Vitória da Conquista”.
Estudantes também comparecerem à audiência, a exemplo da aluna de direito, Luciana França Castro, 22. Ela e outros colegas farão uma apresentação sobre o processo de licença de localização do novo aeroporto, na matéria de direito ambiental. Segundo a diretora de projetos do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia, Derba, Anna Christina Cruz Dias, há muito tempo que a população reivindicava um novo aeroporto.
Representando o diretor geral do Inema, Julio Motta, a coordenadora de ações estratégicas do órgão, Hosana Gaspar, presidiu a audiência e falou do significado da reunião. “É a parte mais importante do processo, pois, com base nas informações que são geradas, será elaborado o parecer técnico”.
KAs/is

Nenhum comentário:

Postar um comentário