terça-feira, 13 de setembro de 2011

Bahia ganhará 19 Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias

O Ministério da Saúde implantará no estado da Bahia 19 Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias. O anúncio foi feito nesta terça-feira (13) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante a 8ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia, que acontece no Centro de Convenções, em Salvador, até a próxima quinta-feira (15).
 O ministro ainda assinou a portaria ministerial que estabelece o recurso anual de aproximadamente R$4 milhões para ser incorporado ao limite financeiro anual de média e alta complexidade da Bahia. Também entregou televisores para conselhos municipais de saúde de 80 cidades, com o intuito de potencializar a inclusão digital dos conselhos.
Os laboratórios atenderão a população de 65 municípios e pretendem zerar a necessidade de próteses dentárias na população de extrema pobreza. Os serviços receberão um custeio anual de mais de R$4 milhões para a produção de cerca de 40 mil próteses por ano. Os 44 laboratórios em funcionamento no estado continuarão a realizar atendimentos e terão sua produção potencializada com cursos de capacitação.
Padilha ainda falou da portaria que regulamenta o abatimento da dívida do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) a médicos que trabalharem em regiões pobres e carentes de profissionais. O desconto significa 1% de redução da dívida a cada mês trabalhado, após o primeiro ano. A partir daí, o saldo devedor total poderá ser quitado em 100 meses.
Neste segundo dia do encontro foram realizadas mesas redondas com a participação do secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, do especialista em saúde pública, Jairnilson Paim, do secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (MS), Luiz Odorico Monteiro, e do representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Gilson Carvalho. Também começaram a ser debatidas, pelos delegados da etapa estadual, as propostas para serem levadas à Conferência Nacional de Saúde.
Sãs/is

Nenhum comentário:

Postar um comentário