quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Continuam abertas inscrições para o III Encontro Baiano dos Museus

Os interessados em participar do 3º Encontro Baiano de Museus, que será realizado em Ilhéus, entre os dias 21 e 23 deste mês, ainda podem se inscrever para participar do evento no site http://dimusbahia.wordpress.com/iii-encontro-baiano-de-museus/ . Durante esses três dias, Ilhéus vai reunir grandes nomes da área museológica para discutir políticas públicas visando o desenvolvimento e a melhoria do setor. O encontro que tem como tema “Museus, Territórios e Inclusão Sociocultural” e é uma ação da Secretaria da Cultura, através da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio
Artísitico e Cultural da Bahia (Ipac), em parceria com a Prefeitura, por meio da Fundação Cultural.
A abertura do evento contará com a participação do secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim, do prefeito de Ilhéus, Newton Lima, do presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Maurício Corso, do diretor-geral do Ipac, Frederico Mendonça, do presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), José do Nascimento Junior, e da diretora de Museus, Maria Célia Moura Santos. “A Inclusão Sociocultural nos Territórios de Identidade da Bahia” será o tema da palestra que dá início ao evento e será proferida pelo superintendente de Cultura e Desenvolvimento Territorial do Estado, Adalberto
Santos.
O primeiro dia do encontro também será marcado pela abertura da exposição “Museus da Bahia: Identidade e Territórios”, formação dos grupos de trabalho, por reuniões das Redes de Educadores em Museus e da Rede de Técnicos de Museus Universitários.
Neste dia também será realizada a Conferência Setorial de Museus onde serão escolhidos os delegados do setor museológico que irão participar da IV Conferência Estadual de Cultura, marcado para o mês novembro.
Já a programação do segundo dia do evento terá a participação da museóloga mexicana Miriam Arroyo, que possui larga experiência na área de museus comunitários. Emseguida, o diretor do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Mario Chagas apresenta o Programa de Inclusão Sociocultural que vem sendo desenvolvido pelo Instituto.
Pela tarde o professor-doutor Francisco Lima falará sobre o tema “A Acessibilidade Comunicacional para Pessoas com Deficiência no Ambiente Museológico”, mostrando os projetos e pesquisas que vem realizando na Universidade Federal de Pernambuco.
Ainda no segundo dia do encontro, a historiadora Gabriela Aidar vai ministrar minicurso sobre Inclusão Social em Museus. Já, à noite é a vez da Diretoria de Museus do Ipac, apresentar a proposta de Política Museológica para os Museus do Estado. No dia 23, o evento chega ao fim com palestra do professor José Cláudio Oliveira sobre o tema “Museus e Inclusão Digital” e na parte da tarde será realizada a Plenária de Encerramento, com a apresentação do balanço do encontro e das propostas de ações integradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário