Promovido em Paris, Nova York, Tóquio, Pequim, Moscou e Xangai, o Salon du Chocolat vai acontecer pela primeira vez na Bahia, atraindo os maiores produtores de cacau e fabricantes de chocolates do mundo. O evento será realizado em julho de 2012, mas o planejamento e a estrutura do evento já estão sendo discutidos há dois meses. A coordenação do Salon du Chocolat da Bahia está sendo feita por Diego Badaró, sócio da Amma Chocolates, que também participa das versão 2011 do evento em Paris. O diretor de Desenvolvimento Internacional do Salon du Chocolat, Genaro Bardy, esteve em Salvador, participando da primeira reunião, e considerou a Bahia preparada para receber o evento. “O Brasil é o país berço do cacau. A Bahia e a Pará são os principais estados nesta produção. Os brasileiros gostam de comer chocolate, por isso, nada melhor que promover o evento aqui. Há também o interesse do governo baiano em realizar a ação, dando todo suporte necessário”, afirmou Bardy.
No Salon du Chocolat da Bahia o público poderá degustar e comprar chocolates finos produzidos na Bahia e em diversas partes do mundo. O estado também realizará, no mesmo período, um fórum internacional, com o objetivo de discutir a situação da produção de cacau no Brasil e no mundo. Os debates acontecerão no Palácio Rio Branco, reunindo representantes dos países produtores de cacau, e o salão propriamente dito será montado no Centro de Convenções da Bahia. Outra novidade é que os chocolateiros poderão visitar fazendas de cacau em Ilhéus.
De acordo com o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, a idéia de realizar o evento na Bahia surgiu em 2009, quando o governador Jaques Wagner participou do Salon du Chocolat, em Paris. Em 2010, o estado assinou, na capital francesa, o termo de compromisso com a direção do evento internacional. Neste mesmo ano, o cacau baiano produzido na Fazenda São Pedro, em Ilhéus, foi considerado o melhor do mundo, na categoria Cacau Chocolate, durante o Concurso Internacional de Amêndoas de Cacau, em Paris.
“A Bahia já entrou no circuito internacional do chocolate. Teremos a oportunidade de mostrar ao mundo a qualidade do nosso cacau e do nosso chocolate”, disse o secretário.
Josalto Alves – DRT-Ba 931 - Tatiana Ribeiro DRT-Ba 3800
Nenhum comentário:
Postar um comentário