quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Campanha de vacinação contra a Aftosa será lançada simultaneamente em Itamaraju, Itanhém e Guaratinga

(Teixeira de Freitas – Ba) - “Em novembro estaremos novamente no Extremo Sul para lançar, simultaneamente, a segunda etapa da campanha de vacinação contra a Aftosa, em Itamaraju, Itanhém, e Guaratinga, municípios que possuem os três maiores rebanhos bovinos da Bahia”, anunciou o secretário estadual da Agricultura, engenheiro Agrônomo Eduardo Salles, aos pecuaristas da região, ao abrir oficialmente a 30ª Exposição Agropecuária de Teixeira de Freitas. O evento acontece até o próximo domingo, (16) no Parque de Exposições Timóteo Alves de Brito. O secretário enfatizou que esta etapa da vacinação será somente para animais com até 24 meses de idade. “Isso representa uma economia de cerca de R$ 11 milhões para os pecuaristas baianos”, disse ele.
Acompanhando o vice-governador e secretário de Infraestrutura Otto Alencar, de cuja comitiva fizeram parte os deputados federais Edson Pimenta e José Carlos Araújo, e os estaduais Timóteo Brito, presidente da Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa, e Ronaldo Carletto, o secretário da Agricultura afirmou que “nossa presença aqui demonstra a importância dessa região para o governo do Estado”, acrescentando que por diversas vezes, ao longo do ano, esteve no Extremo Sul, debatendo com os produtores os problemas e as alternativas de soluções para a agropecuária. Além da pecuária de corte e de leite, a região é grande produtora de café conillon, fruticultura, cana e eucalipto, dentre outras culturas.
Salles destacou que assim como a fruticultura, a cadeia do leite é prioritária para o Estado, e foi incluída no Programa Vida Melhor, lançado há pouco mais de dois meses pelo governador Jaques Wagner, visando a inclusão produtiva dos agricultores familiares. O Programa Estadual do Leite, que está sendo implementado pelo governo, vai atender inicialmente a 18 mil famílias de agricultores familiares, dando prioridade aos assentamentos que apresentam vocação para a pecuária de leite, utilizando as experiências exitosas dos programas Gera Leite e Balde Cheio, visando alcançar a autossuficiência na produção de leite. A Bahia possui o terceiro maior rebanho leiteiro do País, mas está em 23º lugar em produtividade, com 540 litros de leite/ano por vaca ordenhada, enquanto que Pernambuco alcança a marca de 1.500 litros/ano por vaca ordenhada.
“O compromisso do governador Jaques Wagner com a região é pra valer. Tanto Eduardo na agropecuária, como eu na infraestrutura, trabalhamos com dedicação. Somos recebidos com alegria por vocês e temos que devolver esse entusiasmo ainda com mais trabalho”, afirmou Otto Alencar.
Depois de percorrer os estandes, o secretário da Agricultura assinou convênio da Seagri com o Sindicato dos Produtores Rurais de Teixeira de Freitas com o objetivo de apoiar a 30ª Exposição Agropecuária. Pelo sindicato assinou seu presidente, Amilton Curty, assinando como testemunhas o vice-governador Otto Alencar e o deputado estadual Timóteo Brito.
Pedro Rúbio – DRT-Ba 932

Nenhum comentário:

Postar um comentário