Os últimos painéis do Papaya Brasil 2011: V Simpósio do Papaya Brasileiro vão abordar os temas “Pragas e doenças do mamoeiro” e “Avanços tecnológicos da cultura do mamoeiro”. O evento é o principal fórum de integração dos agentes da cadeia produtiva do mamão, que vai acontecer de 31 de outubro a 4 de novembro, em Porto Seguro (BA), inclui 27 palestras, distribuídas por sete painéis, e conta com três palestrantes internacionais. Esta quinta edição é organizada pela Embrapa Mandioca e Fruticultura — Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
“A expectativa é grande. Esperamos que, no evento, os gargalos da cadeia produtiva sejam elucidados. São três basicamente os desafios hoje: o pequeno número de variedades utilizadas no sistema de produção; a parte fitossanitária, relacionada ao problema muito sério de doenças fúngicas e viróticas; e as questões de mercado, relacionadas às elevadas exigências do mercado internacional”, afirma o presidente da comissão organizadora, Jorge Loyola, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura.
Coordenado pelo pesquisador Antonio Alberto Oliveira, da Embrapa Mandioca e Fruticultura, o sexto painel, na tarde do dia 3, vai abordar pragas e doenças e será aberto por Cássio Ramos Peixoto, do Ministério das Cidades. Ele vai falar sobre “Defesa agropecuária: incentivo e fortalecimento do mercado de papaya”. Em seguida, Hermes Peixoto, da Embrapa Mandioca e Fruticultura, fará palestra sobre “Manejo integrado de pragas e doenças”. E, encerrando o painel, a apresentação de Guilherme Luiz Guimarães, da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), será sobre “Registro de novos produtos”.
No dia 4, as discussões do último painel, coordenado pelo chefe geral da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Domingo Haroldo Reinhardt, começam com a palestra do chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Unidade, Aldo Trindade, sobre os “Avanços e demandas em PD&I”. Diolina Molina, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), virá em seguida com a apresentação do tema “Avanços e demandas de ensino”. A última palestra do evento será “Avanços e difusão em assistência técnica”, ministrada por Aureliano da Costa, do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper)
Programação – O Simpósio vai reunir pesquisadores, professores, extensionistas, produtores e estudantes no Náutico Praia Hotel & Convention Center para trocar experiências e informações científico-tecnológicas, sob o tema “Inovação e sustentabilidade”. Confira a programação dos demais painéis no site www.papayabrasileiro.com.br. As inscrições devem ser feitas pelo site até o dia 27 de outubro. Após essa data, somente no local do simpósio.
Jornalista: Alessandra Vale (Mtb-RJ 21.215)
Nenhum comentário:
Postar um comentário