quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Encontro reforça posição estratégica de Salvador para escoar algodão do Oeste

Sete meses depois do primeiro encontro com produtores de algodão do Oeste baiano, o Terminal de Contêineres do porto de Salvador reúne novamente produtores, técnicos e lideranças interessadas no tema. No próximo dia 30 acontece o II Encontro Técnico de Logística Portuária, às 18h30, no auditório da Fundação Bahia (Rodovia BR 020/242, km 50), no município de Luis Eduardo Magalhães.
O objetivo do evento é informar ao público da região o êxito no escoamento do algodão pelo porto da capital baiana e as vantagens competitivas representadas por Salvador. A programação prevê a apresentação aos produtores da situação atual da infraestrutura portuária do Estado bem como a modernização em curso no Terminal de Salvador após os investimentos públicos e privados no segmento.
Organizado pelo Tecon Salvador, o evento conta com a parceria da Codeba (Companhia de Docas do Estado da Bahia), Abapa (Associação Baiana de Produtores de Algodão) e Seagri (Secretaria Estadual da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária). Na programação de palestras, estão confirmadas as presenças dos representantes da Codeba do Tecon Salvador, da presidente da Abapa, Isabel Cunha, e do superintendente de politicas do agronegócio da Seagri, Jairo Vaz.
As exportações do algodão do Oeste pela Bahia representam maior arrecadação tributária para o Estado e capacidade de atrair novos investimentos. Desde julho, o escoamento do produto começou a ser realizado pelo Terminal de Contêineres de Salvador. Até o final do ano, a expectativa é exportar 10% da safra baiana e até o final da safra, o Tecon pretende chegar à marca de 30% da produção saindo de Salvador.
"Criar novos caminhos para o escoamento das comoddities baianas é um dos nossos desafios. Estamos nos aproximando cada vez mais desse objetivo, um feito que contribui com o próprio incremento da economia baiana", avalia o diretor executivo do Tecon Salvador, Demir Lourenço Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário