segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Inventário de Itacaré conta com 100% de receptividade

Tecnologia facilita levantamento de dadospara o Inventário Turístico.
Os pesquisadores da UniversidadeEstadual de Santa Cruz (Uesc) concluem até o final deste mês o trabalho decampo para o projeto Inventário Turístico e Análise dos Indicadores deSustentabilidade. O levantamento foi iniciado no dia 28 de outubro e vem tendoreceptividade de 100% dos comerciantes da cidade.
Os pesquisadores da Uesc estão visitandohotéis, pousadas, restaurantes para aplicar um questionário que tem comoobjetivo traçar um mapa geral sobre o turismo no município. O projeto visa identificaratrativos, serviços e equipamentos turísticos com a finalidade de servir comobase de informações para o planejamento e gestão da atividade turística.
O professor Marco Aurélio Ávila, um dos coordenadores do InventárioTurístico, chama atenção para os recursos utilizados na pesquisa. “Parafacilitar o trabalho e reduzir volume de papel, os pesquisadores inserem osdados em tablets, o que é um incremento importante para nossa pesquisa”,afirma.
Uma inovação também destacadapelo coordenador são os workshops com lideranças comunitárias, nos quais se dáa validação dos dados colhidos. “Isso garante maior participação da comunidadeem todo o processo”, avalia. 

Vantagens

Ávila observa que o Inventário Turístico abre a possibilidade de melhoraro desempenho do setor e aumentar seus ganhos para a coletividade. Segundo oprofessor, a percepção desses benefícios se traduz na boa receptividade que ospesquisadores vêm tendo em Itacaré e que tiveram em Ilhéus, onde a pesquisatambém foi realizada.
 O Inventário de Ilhéus e Itacaré será usado como projeto-pilotopelo Ministério do Turismo para aplicação em outras regiões turísticas do País.A coordenadora-geral de Regionalização do Ministério, Ana Clévia GuerreiroLima, destaca aspectos como a inserção da análise da sustentabilidade napesquisa.
Elaenfatiza que o órgão validou a metodologia como referência nacional para queoutros destinos sejam beneficiados com a experiência. O projeto foidesenvolvido pela Uesc em parceria com a Bahia Mineração (BAMIM) e asSecretarias de Turismo de Ilhéus e Itacaré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário