LUIZA

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Newton Lima diz que Amurc vem cumprindo o seu papel

Ao participar na manhã desta segunda-feira (31) da eleição da Associação dos
Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc), o prefeito de Ilhéus,
Newton Lima, ressaltou o trabalho realizado pela instituição em defesa dos interesses
dos municípios filiados.

Uruçuca - BA abre concurso para professores

A Prefeitura de Uruçuca disponibilizará 200 vagas em concurso para professores do Ensino Fundamental I e II. O processo seletivo será voltado a profissionais habilitados nas áreas de Biologia, Educação Física, Geografia, Letras e Matemática. As inscrições estarão abertas entre os próximos dias 31 de janeiro e 04 de fevereiro, no site: www.concepcaoconcursos.com.br.
Para a secretária de Educação de Uruçuca, Célia Farias, o concurso para professores será importante para suprir às demandas com profissionais capacitados. “Nosso objetivo é que os professores selecionados sejam colaboradores ativos do processo de melhoria do ensino municipal, realizado pela atual administração”, afirmou.
Mais detalhes sobre o concurso para professores de Uruçuca estão no edital completo, publicado no site da empresa realizadora do certame, a Concepção Consultoria Técnica Especializada, o mesmo onde as inscrições serão feitas. De acordo com o prefeito Moacyr Leite, “a empresa possui larga experiência na realização de processos seletivos e a equipe do governo municipal acompanhará de perto toda a ação para garantir legalidade e transparência”.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

CNJ adia decisão sobre gravar conversa entre preso e advogado

Um pedido de vista suspendeu nesta terça-feira (25) o julgamento do pedido da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) para que o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) delimite e oriente a atuação de juízes em relação às gravações de conversas de presos com advogados e visitas em presídios federais.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Aliados de Maia podem formar blocos para garantir proporcionalidade

Os partidos que apoiam a candidatura do deputado Marco Maia (PT-RS) à Presidência da Câmara estarão prontos para formar blocos partidários caso seja necessário.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Casa Civil divulga novas nomeações da equipe de governo

O Diário Oficial da União publica hoje (25) a portaria com a nomeação de Pedro de Carvalho Pontual para o cargo de assessor especial no Gabinete Pessoal da Presidenta da República, cargo ocupado por Jorge Henrique Cordeiro, na gestão passada.

Prefeitura intensifica fiscalização da venda de carne em Ilhéus

Na manhã do último sábado (22) comerciantes do setor de carnes da Central de Abastecimento do Malhado foram alvo da operação de fiscalização sobre as condições da venda de carne, promovida pela Prefeitura de Ilhéus.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Trio da Huanna vai gravar DVD ao vivo no aniversário de Itacaré

É grande expectativa para o show de Trio da Huanna e a gravação do primeiro DVD da banda o Trukky, que estará apresentando quatro músicas inéditas.

Governador propõe “Pacto Pela Vida” e destaca ações de combate à criminalidade na Bahia

O governador Jaques Wagner fala das ações do Governo do Estado para combater a criminalidade e propõe a criação do “Pacto Pela Vida”,

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Multidão vai ao delírio com show da banda Inner Circle

Itacaré voltou ao cenário internacional em grande estilo com os shows das bandas Inner Circle e Spy Vs Spy na noite de sábado, 22, na pria do Resende.A forte chuva, que caiu durante toda à noite, não impediu que cerca de 2 mil pessoas participassem da 2ª edição do Itacaré Eco Reggae.

sábado, 22 de janeiro de 2011

É uma guerra de algodão', diz Temer sobre disputa entre PT e PMDB

Após uma reunião sobre a situação no Rio de Janeiro, o vice-presidente, Michel Temer, e o ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, negaram nesta quarta-feira (19) que existam atritos sérios entre PT e PMDB na disputa por cargos no governo da presidente Dilma Rousseff.
Questionado se haveria uma "guerra" entre os dois partidos, o vice-presidente afirmou: "Essa guerra é de algodão. Não discordamos em absolutamente nada", disse.
Em tom de brincadeira, Temer afirmou ue Cardozo entregaria todos os cargos do Ministério da Justiça ao PMDB, enquanto ele colocaria os cargos da vice-presidência à disposição do PT.
Por sua vez, Cardozo afirmou que a reunião desta quarta mostra que as siglas estão "se entendendo". "Essa reunião é o símbolo do entendimento entre nossos partidos."
Na contramão das afirmações de Cardozo e Temer, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), admitiu nesta terça dificuldade de relacionamento do PMDB com o PT na discussão sobre o segundo escalão do governo.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Distrito de Itororó recebe oficina de teatro

Localizado a 21 km de Itororó, o distrito de Itati recebeu oficina de teatro, ministrada pelo ator Paolo Ferreira, formado em Teatro pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). A iniciativa foi voltada a cerca de 30 jovens com idades entre 12 e 26 anos, com duração de dois meses. O resultado dos trabalhos foi conferido na última quinta-feira (20), com a apresentação da peça “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto.
A oficina de teatro foi custeada pela Secretaria de Cultura, Turismo e Meio Ambiente de Itororó, que investiu mais de seis mil reais. Sob a direção de Paolo, o grupo aprendeu técnicas de expressão,

Segunda edição do Itacaré Eco com atrações internacionais

As bandas Inner Circle e Spy Vs Spy, duas grandes atrações internacionais, se apresentam neste sábado, 22, a partir das 22 horas, em um dos maiores eventos de reggae do sul da Bahia, o Itacaré Eco Reggae. As apresentações serão na Praia do Resende, onde foi montada uma superestrutura.
No local, de fácil acesso, foi montado um grande palco e instalados banheiros químicos. O organizador do Itacaré Eco Reggae, Alisson Reis, explica que tudo foi feito para agradar os amantes da música de qualidade. “Contratamos 30 seguranças particulares, mas tenho certeza que a intervenção deles não será necessária porque as pessoas que vão ao show são amantes da boa música e de paz”, avalia.
A expectativa é que o evento reúna entre 1.500 e 2 mil pessoas, que vão ouvir canções conhecidas mundialmente comoBad Boys, da Inner; e All over the world, Test of Time, Clarity of Mind e Don't tear it down, da banda Spy V.Spy.
Quem são - A banda Inner Circle foi formada em 1968 pelos irmãos Ian (baixo) e Roger Lewis (guitarra), em Kingston, Jamaica. A banda lançou o primeiro álbum, Rock The Boat, com o selo da Trojan Records, em 1974, e não parou mais de fazer sucesso. Mas foi em 1987 que a Inner tornou-se conhecida internacionalmente.
Naquele ano que foi lançado o álbum One Way, que contém a canção “Bad Boys”, que fez grande sucesso e foi transformada em trilha a série de televisão Cops. Desde então, a banda se autodenomina “The Bad Boys of Reggae” (Os Garotos Maus do Reggae).
Já banda Spy Vs Spy é formada por Cliff Grigg (bateria), Craig Bloxom (cantor e baixista), Michael Weiley (guitarra e vocais) e surgiu na Austrália na década de 80. O v.Spy v.Spy, como também é conhecido, invadiu as rádios brasileiras na década de 90 e ganhou a simpatia dos surfistas.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Prefeitura disponibiliza informações e imagens sobre delimitações de bairros

Ilheus. foto Mary Melgaço
O município de Ilhéus teve os seus 27 bairros delimitados e definidos através da Lei número 3.476, de 30.12.09, o que possibilita ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informar os dados populacionais por bairros relativos ao último censo realizado m 2010, uma vez que até agora informações eram apenas por distritos. Para os interessados, o chefe de Gabinete da Prefeitura, José Nazal Pacheco, informa que já se encontra veiculado no site da prefeitura – www.ilheus.ba.gov.br – cópia da lei na íntegra e imagens de todos os bairros da cidade, com a discrição do perímetro.
A própria lei exige que no prazo de 2 anos as poligonais sejam geo-referenciadas.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Pica-pau é reforço no Mesquita, do Rio de Janeiro

Pica-pau é nome dele, mas seu nome de batismo é Helio Jr. e agora também o orgulho do município de Barra do Rocha, no sul da Bahia.
Pica-pau, um garoto sonhador e bom de bola agora tem a chance de mostrar seu talento no Mesquita Futebol Clube, da cidade do mesmo nome no estado do Rio de Janeiro. O Mesquita disputará o campeonato da segunda divisão do Rio de Janeiro 2011 e está fazendo aposta em talentos novos, dentre eles o barrochense Pica-pau que se apresentou e no dia 18 deste mês e já treina com entusiasmo, entendendo que é a chance de ajudar a equipe a chegar a elite do futebol carioca e consequentemente encarar grandes clubes como Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, America e outros que torna-se vitrine para expor jovens craques ao estrelato, probalidade que também inclui o jovem Hélio Jr.
O Mesquita, Tubarão da Baixada foi fundado em 09 de maio de 2010, portanto é um time centenário, tem estádio próprio com capacidade para seis mil espectadores.
Com reportagem de Lauro Elísio.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Ilhéus deve receber esta semana cerca de 8 mil turistas

Desde o início da atual temporada de navios, aberta no dia 12 de outubro do ano passado, esta será a semana com o maior número de transatlânticos parando no Porto de Ilhéus e consequentemente, de cruzeiristas visitando o município. Ao todo, serão quatro transatlânticos que estarão trazendo cerca de 8 mil visitantes, beneficiando, dessa forma, o comércio, os restaurantes e as cabanas de praia, além dos inúmeros prestadores locais de serviço. No domingo (16), o porto recebeu o navio Grand Mistral, na segunda-feira (17), o MSC Orchestra, quarta-feira (19) receberá o Costa Serena e nesta quinta-feira (20), o MSC Musica.

Centrais farão atos por correção da tabela do IR e mínimo de R$ 580

As centrais sindicais realizarão, nesta terça-feira, manifestações em diversas cidades do país cobrando a correção da tabela do Imposto de Renda e salário mínimo de R$ 580. Os atos são organizados pela Força Sindical, CUT (Central Única dos Trabalhadores), UGT (União Geral dos Trabalhadores), Nova Central, CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil e CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil.
Em São Paulo, a concentração será às 10h30, no vão livre do Masp. Em seguida acontece uma passeata até o TRF (Tribunal Regional Federal). Os dois pontos estão situados na avenida Paulista.
Em 2006, o governo fez um acordo com as centrais sindicais para que a tabela do Imposto de Renda tivesse uma correção anual. A medida foi cumprida até 2010, quando expirou o benefício previsto em lei.
As centrais sindicais ressaltam que, neste acordo, já estava previsto que a tabela seria revista para 2011 e que milhares de trabalhadores, que estavam isentos, passarão a pagar Imposto de Renda se não houver nova correção.
"Pretendemos ingressar com ações na Justiça Federal para corrigir esta injustiça com os trabalhadores. É bom ressaltar que milhares de trabalhadores passarão a pagar imposto de renda após os reajustes salariais do ano passado", adianta o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho.
Além da atividade na avenida Paulista, as centrais orientam as seções estaduais, confederações, federações e sindicatos filiados que promovam atos públicos, passeatas, assembleias e outras ações para marcar a data. As entidades também já encaminharam um pedido de audiência à presidenta Dilma Rousseff.
Autor: Fonte: eBand

Novo secretariado terá desafio de aprimorar ainda mais a eficiência da gestão pública

A confirmação dos 15 primeiros nomes dos secretários para o seu segundo mandato no Governo do Estado Bahia é o assunto predominante no programa de rádio, desta terça-feira (18), com o governador Jaques Wagner. Ele diz que a sua expectativa é de “continuidade com renovação”, aliando qualificação técnica e capacidade política para executar com mais eficiência as ações do governo.
Dos nomes anunciados, dez são atuais secretários, que permanecerão em suas pastas, e cinco assumem os cargos pela primeira vez ou retornam ao Estado. “Agora é hora também de melhorar a gestão”, assegura o governador. Segundo ele, a meta principal é continuar trabalhando em benefício da população “com foco no social, nos mais carentes para construirmos a Bahia de Todos Nós”.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Mirabela inicia exportação de níquel através do porto de Ilhéus

“Fortalecer o porto de Ilhéus, através de sua modernização e de uma política eficiente de atração de novas cargas, significa estimular o desenvolvimento do município e, por via de consequência, a melhoria da qualidade de vida do nosso povo. Por isso, estaremos sempre apoiando agentes, empresas e instituições que estejam em consonância com este propósito”. A declaração foi feita pelo prefeito Newton Lima no sábado (15), durante o primeiro embarque de níquel, carga oriunda do município de Itagibá e exportado pela Mirabela Mineração do Brasil. O primeiro embarque de níquel, matéria-prima que terá a Europa como destino final, também foi prestigiado pela primeira-dama do município, Inês Tavares, o vice-prefeito Mário Alexandre, o secretário de Indústria, Comércio e Planejamento, Alisson Mendonça, o diretor da Mirabela, Cláudio Lyra, e o presidente do Sindicato dos Estivadores de Ilhéus, Emerson Tavares, além de autoridades marítimas e portuárias. 

Evangélicos querem impedir distribuição de cartilha anti-homofobia


João Campos acredita que a cartilha está fazendo apologia do sexo entre crianças e adolescentes.
A Frente ParlamentarÉ uma associação suprapartidária destinada a aprimorar a legislação referente a um tema específico. As frentes podem utilizar o espaço físico da Câmara, desde que suas atividades não interfiram no andamento dos outros trabalhos da Casa, não impliquem contratação de pessoal nem fornecimento de passagens aéreas. As frentes parlamentares estão regulamentadas pelo ato 69/05, da Mesa Diretora. Em tese, deveriam conter 1/3 dos integrantes d Legislativo, mas na prática esse piso não é exigido.  Evangélica quer barrar a distribuição de cartilha elaborada pelo Ministério da Educação (MEC) para orientar alunos das escolas públicas sobre o preconceito contra homossexuais.
Segundo o presidente da frente parlamentar, deputado João Campos (PSDB-GO), sua assessoria vai analisar todo o conteúdo para emitir parecer sobre a possibilidade ou não de se propor uma ação no Judiciário e na Procuradoria-Geral da República (Ministério PúblicoA Constituição (art. 127) define o Ministério Público como uma instituição permanente, essencial ao funcionamento da Justiça, com a competência de defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis. O Ministério Público não faz parte de nenhum dos três Poderes - Executivo, Legislativo e Judiciário. O MP possui autonomia na estrutura do Estado, não pode ser extinto ou ter as atribuições repassadas a outra instituição. Os membros do Ministério Público Federal são procuradores da República. Os do Ministério Público dos estados e do Distrito Federal são promotores e procuradores de Justiça. Os procuradores e promotores têm a independência funcional assegurada pela Constituição. Assim, estão subordinados a um chefe apenas em termos administrativos, mas cada membro é livre para atuar segundo sua consciência e suas convicções, baseado na lei. Os procuradores e promotores podem tanto defender os cidadãos contra eventuais abusos e omissões do poder público quanto defender o patrimônio público contra ataques de particulares de má-fé. O Ministério Público brasileiro é formado pelo Ministério Público da União (MPU) e pelos ministérios públicos estaduais. O MPU, por sua vez, é composto pelo Ministério Público Federal, pelo Ministério Público do Trabalho, pelo Ministério Público Militar e pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).) com vistas ao recolhimento do material.
O deputado está preocupado porque considera que se trata de "uma cartilha que está muito mais fazendo a apologia do sexo entre crianças e adolescentes do que necessariamente orientando acerca da homofobia, do ponto de vista preventivo, para educar as pessoas".
Compromisso diferenciado
João Campos afirma que é contra a homofobia e contra a discriminação em relação a qualquer pessoa, mas ele acredita que o governo "parece que tem um compromisso diferenciado" e que é "contra a discriminação só contra gay".
"Agora, o que também nos preocupa é que o governo coloca nos órgãos que vão tratar dessas políticas e desses programas só pessoas que têm esse tipo de compromisso e que têm esse tipo de orientação sexual", avalia Campos. "Aí a possibilidade de o material sair com um certo desvio de finalidade termina sendo grande porque há uma certa passionalidade na elaboração de um material dessa natureza."
Iniciativa positiva
Já o deputado Maurício Rands (PT-PE) considera a iniciativa do MEC positiva porque, segundo ele, o material contra a homofobia direcionado aos jovens vai contribuir para a construção de uma sociedade "verdadeiramente democrática e mais tolerante" quanto à orientação sexual das pessoas.
Para o deputado, "se há uma apologia a comportamentos distorcidos no presente é justamente devido à atitude do sistema educacional, tanto público, quanto privado, que tem tido de fechar os olhos ao bullying homofóbico".
Ele afirma que isso de deve ao fato de não haver um programa proativo para combater as atitudes de violência nas escolas aos jovens homossexuais. "O Brasil, já no século 21, é um país contemporâneo, grande ator no mundo. Mas, infelizmente, em alguns aspectos, a sociedade brasileira ainda é muito atrasada."
Avaliação de especialistas
Segundo informou o Ministério da Educação, o material contra a homofobia já foi elaborado e ainda vai passar pela avaliação criteriosa de um comitê de especialistas.
A distribuição da cartilha anti-homofobia a cerca de seis mil escolas públicas de ensino médio deve acontecer ainda neste ano, mas ainda não há data prevista.

domingo, 16 de janeiro de 2011

TRT14: concurso público para servidores este semestre

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, com jurisdição nos estados de Rondônia e Acre, vai realizar ainda neste primeiro semestre do ano, o concurso público para admissão de servidores técnicos nível médio e analistas com curso superior, para atuarem nas áreas judiciária e da tecnologia da informação.
TRT da 14ª Região confirma realização de Concurso para servidores O Tribunal justifica que o atual número de servidores lotados nas áreas meio e fim, e também de juízes, não é suficiente para atender à demanda de serviços nas unidades de Rondônia e Acre, principalmente em Porto Velho onde as estatísticas indicam um aumento do número de reclamações trabalhistas e o surgimento de novas categorias profissionais como, por exemplo, a de motoristas de barragem. O edital do concurso deverá ser publicado nos próximos meses.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Mineradora anglo-australiana faz pesquisas geológicas em Ilhéus

O prefeito Newton Lima se reuniu com a geóloga Patrícia Garcia, da empresa Rio Tinto Desenvolvimentos Minerais, quando foi informado sobre o início de pesquisas geológicas que a mineradora anglo-australiana realiza no município. Na oportunidade, ela garantiu que os estudos preliminares visam ampliar o potencial de operação integrada de bauxita nas regiões Sul e Sudeste da Bahia, incluindo mina, refinaria e logística associada. A reunião que aconteceu em seu gabinete contou com a presença do secretário Alisson Mendonça (Planejamento, Indústria, Comércio e Agricultura) e José Nazal Pacheco (presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente-Comdema) e outras representantes da mineradora. 

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Amurc reivindica participação na diretoria da UPB

Prefeitos membros da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc) reivindicam dois cargos na diretoria executiva na União das Prefeituras da Bahia (UPB). A diretoria da entidade reuniu-se na tarde desta sexta-feira (14) para debater o posicionamento da Amurc, em relação à eleição da entidade municipalista que acontece no próximo dia 28 de janeiro. CLIC ABAIXO PARA LER

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Governador reafirma o apoio do estado ao esporte baiano

Em seu programa de rádio desta terça-feira (11), o governador Jaques Wagner reafirma o apoio do estado ao esporte na Bahia, cumprimenta o atleta Alan do Carmo pela terceira conquista da travessia Mar Grande Salvador, e deseja aos clubes que estão iniciando o Campeonato Baiano de Futebol, “que revelem novos valores e tenham bom desempenho e bilheteria favorável”.
Aliando esporte e religiosidade, o governador destaca também os festejos do Bonfim, que terão ponto alto na próxima quinta-feira (13) com a tradicional lavagem, desejando uma festa de paz e tranquilidade. “Como sempre, farei a minha caminhada da Conceição até o Bonfim, reverenciando a tradição baiana que precisa ser mantida”.
Ele ainda faz referências aos preparativos para a Copa de 2014 e lembra que a Bahia foi o primeiro estado a preparar o projeto para a construção e administração da Arena Fonte Nova. “Entendo que, além de educação, saúde, saneamento, esporte e cultura são fundamentais para inclusão da nossa juventude”.
“Investimos muito no esporte ao longo dos quatro anos do primeiro governo e vamos continuar fazendo isso até 2014”. Lembra que o mesmo tratamento tem sido dispensado pelo governo federal e que, por conta da importância do país, “conseguimos trazer não só a Copa 2014 como as Olimpíadas 2016 para o Brasil e para a Bahia”.
O governador diz que o incentivo à prática do esporte não se limita ao apoio aos atletas, mas também à construção de quadras, piscinas, melhoria dos estádios no interior do estado, além do empenho do governo para atrair grandes eventos esportivos para Salvador e outros municípios, a exemplo da corrida de Stock Car, vôlei de praia, surf, motociclismo e o concorrido certame de ciclismo na Chapada Diamantina.
O programa Conversa com o Governador é produzido pela Assessoria Geral de Comunicação do Governo da Bahia (Agecom) e veiculado toda terça-feira, às 7h30, pela Rádio Educadora FM 105 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação, além de ficar disponível na página do Conversa e pelo telefone 0800-071-7328.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

50 Vagas de Auxiliar de Cobrança - URGENTE!!!

A Orcozol, empresa de serviços financeiro está recrutanto 50 pessoas para vagas de Auxiliarde cobrança na capital paulista.
As pessos interessadas, devem ter disponibilidade para trabalhar de segunda à sábado,conhecer informática e ter o ensino médio concluído ou em curso.
A empresa oferece benefícios como Vale Transporte e Vale Refeição. A orcozol oferece refeitório nolocal, e passados 90 dias, os contratados terão direito a plano de saúde e convênio farmácia.
Para se candidatar às oportunidades, os interessados podem enviar o currículo paralis.maldonado@orcozol.com.br.

sábado, 8 de janeiro de 2011

60 Vagas em SP, RJ, RS, MG e Brasília

A empresa de compras coletivas Groupalia abriu 60 oportunidades de empregos em 5 capítais brasileiras. As oportunidades são para as cidades de São paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.

As vagas sãonas áreas do Marketig e Comercial, para ocupar cargos de Executivo de Contas, Diretor Comercial, Coord. Comercial, gerentes de projetos e Coord. de Comunicação.
os currículos dos interessados serão recebidos pelo email hr.brazil@groupalia.com.

Tonho de Anízio recebe ministro Orlando Silva e reforça investimentos para Itacaré

O prefeito Antônio de Anízio (Tonho de Anízio) encaminhou pedidos de investimentos na área esportiva em Itacaré, em visita de cortesia que recebeu do ministro dos Esportes, Orlando Silva, na tarde desta sexta-feira (7). O prefeito reivindicou do ministro a construção de uma praça esportiva, que abrigará um estádio de futebol simplificado, pista de atletismo e Centro de Treinamento para canoagem.
O prefeito de Itacaré também pediu ao ministro a implantação de uma quadra poliesportiva coberta no distrito de Taboquinhas. Orlando Silva garantiu apoio aos projetos e informou que o governo federal reforçará investimentos no esporte tendo em vista a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Projeto proíbe comercialização de bebidas em latas de aço


Edmar Moreira quer facilitar reciclagem das embalagens de bebidas.
A Câmara analisa o Projeto de Lei 7918/10, do deputado Edmar Moreira (PR-MG), que proíbe a comercialização de bebidas envasadas em latas de aço em todo o País. O objetivo é estimular o uso exclusivo de latas de alumínio para facilitar a reciclagem. A indústria de bebidas utiliza atualmente os dois materiais, apesar de o alumínio ser o mais comum.
O autor da proposta lembra que as embalagens de alumínio são 100% recicláveis em número ilimitado de vezes. Cada reciclagem, segundo ele, representa uma economia de 95% de energia, se comparada ao processo de produção da embalagem pela primeira vez.
"As latas de alumínio não enferrujam e proporcionam maior proteção ao meio ambiente. Por serem inquebráveis são seguras para o consumidor, além de gerarem economia de eletricidade por gelarem muito mais rápido", disse o parlamentar.
A fiscalização da medida, de acordo com o projeto, será feita pela Vigilância Sanitária. Os estabelecimentos reincidentes no descumprimento da proibição poderão ser interditados por 90 dias.
Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

GOVERNO PREVÊ 100 MIL VAGAS EM CONCURSOS PÚBLICOS PARA 2011

A política de concursos públicos que o Brasil assumiu nos últimos anos será mantida em 2011. Para este ano estão previstas cerca de 100 mil vagas em órgãos das esferas federal, estadual e municipal. Para acompanhar o que vai rolar nos próximos meses,FOLHA DIRIGIDA disponibiliza um vídeo com o quadro de distribuição das vagas, que vão contemplar cargos em todos os níveis, com salários de até 18 mil reais.

Deputados divergem sobre manutenção de Cesare Battisti no Brasil

A decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de não extraditar o italiano Cesare Battisti repercutiu entre parlamentares. Preso no Brasil há quatro anos, o ex-ativista foi condenado pela justiça da Itália à prisão perpétua por mortes ocorridas na década de 70, quando integrava organizações de extrema esquerda.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Cultura-BA: 858 vagas para agentes de leitura. 2º grau

Segue aberto, até 31 de janeiro, o prazo de inscrição para a seleção de agentes de leitura, concurso organizado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, em parceria com a Fundação Pedro Calmon. Os candidatos precisam ter entre 18 e 29 anos para concorrer a uma das 572 vagas para atuação imediata. Ao todo, são 858 oportunidades, mas 286 são para cadastro de reserva. É obrigatório estar cursando ou ter concluído o terceiro ano do ensino médio. Além disso, também é exigido comprovante de residência nos locais estabelecidos na tabela ao lado. A seleção faz parte do Programa Mais Cultura.
Os aprovados receberão, durante um ano, uma bolsa de R$350 todo mês. A validade da seleção (equivalente a duração dos contratos) é de um ano, podendo prorrogar por igual período, dependendo da necessidade e disponibilidade orçamentária do governo. Cada agente cumprirá uma jornada de trabalho de 25 horas semanais.
Mais informações na Folha Dirigida Online.