sexta-feira, 30 de março de 2012

Editora Ética participa da jornada pedagógica de Ubatã

Secretaria de educação de Ubatã entrega livros da coleção afro-brasileira aos professores
A Editora Ética participou do evento de entrega da coleção história e cultura afro-brasileira e indígena no município
No dia 28/03(quarta-feira) aconteceu no município de Ubatã - BA, a capacitação pedagógica do material afro-brasileiro e indígena, de autoria da Editora Ética do Brasil, o evento serviu para que os professores, coordenadores e representantes de toda as escolas municipais recebessem o material, e também a capacitação para utilização da coleção.
A palestra ministrada pelo professor Antônio Debue Tumissa, abordou a desconstrução do preconceito, falando sobre respeito, tolerância, e tantas outras virtudes para a educação de inclusão contra a discriminação racial.Além de abordar como o ensino pedagógico atua como democratizador do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena, de forma que toda criança seja consciente do respeito pelas diferenças. Antônio, Tumissa como é conhecido, é africano, viveu na Angola por 20 anos, quando mudou-se para o Brasil em 1995, formado e especializado em história afro-cultural brasileira.
Ainda ocorreram oficinas que relacionaram a identidade étnica dos povos, e a abordagem prática do tema no Brasil. Fazendo paralelos com a cultura afro, indígena, e abordando a diversificação racial sem separação de raças ou exclusividade.
As leis 10.639/93 e 11.645/08 e Diretrizes e Bases da Educação Nacional, estabelecem a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, no âmbito público e particular. A secretária de educação de Ubatã então fará uso da coleção "História e cultura afro-brasileira e indígena" , adequando-se aos novos preceitos estabelecidos pelo governo e a real necessidade do município para implementação da matéria na grade escolar.
Cerca de 50 pessoas estiverem presentes, com representantes de cada núcleo escolar do município. Coordenadores, representantes e professores foram convidados, e o evento também contou com a coordenação de educação do estado e da secretaria de educação de Ubatã.
Ubatã é um município da região sul da Bahia, com cerca de 30 mil habitantes e fica a 380 Km de Salvador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário