terça-feira, 27 de março de 2012

Pescadores de Itacaré vão ganhar uma fábrica de gelo

Prefeito de Itacaré Antonio de Anízio
Os pescadores, marisqueiras e aqüicultores de Itacaré vão ganhar, nos próximos meses, uma fábrica de gelo com capacidade para processar 9 toneladas diariamente e uma câmara de pescado para armazenar 18 toneladas de peixes. O dinheiro já está na conta, esperando apenas a Colônia de Pescadores Z-18 concluir a licitação para a compra dos equipamentos.
De acordo com o presidente da Colônia de Pescadores de Itacaré, Francisco Leônidas, serão investidos mais R$ 400 mil na aquisição dos equipamentos, sendo R$ 385 mil repassados pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Haverá contrapartida da Colônia.
Os investimentos foram anunciados por Francisco Leônidas no sábado, 24, durante a inauguração da nova sede da Colônia de Pescadores. O espaço conta com inforcenter, cantina, secretaria, sala da presidência, banheiros, além de auditório para reuniões e eventos como festa de formatura e casamento.

Parceria
A nova sede foi construída em parceria com a Prefeitura de Itacaré, Bahia Pesca e Petrobras. “Foram quase 30 anos de luta para conseguimos um lugar decente para os pescadores e marisqueiras. Pela primeira vez na história, a categoria recebe o apoio da prefeitura. Por isso, agradecemos o prefeito Antônio de Anísio”.
Segundo Francisco Leônidas, a antiga sede da Colônia de Pescadores foi transformada um mercado do pescado. Ele destacou que a nova estrutura, mais a compra da câmara de pescado e máquina de gelo vai facilitar muito a vida dos associados. “Eles vão poder estocar para conseguir os melhores preços”. São cerca de 1.600 associados.
O presidente da Federação de Pescadores do Estado da Bahia, José Carlos Rodrigues, afirmou que os investimentos são uma forma de reconhecimento dos governos para com os pescadores e marisqueiras. “Embora todos soubessem que os alimentos mais saudáveis estão no mar, demorou muito para que conseguíssemos financiamento”.
Marisqueiras e pescadores tem nova sede.
Rodrigues contou que desde a década de 80 acompanha a luta de Francisco Leônidas para melhorar as condições de trabalho dos pescadores e marisqueiras. “Hoje, o pescador de Itacaré tem o prazer de dizer qual é sua profissão. Nos próximos meses terá mais orgulho de sua associação porque os benefícios estão chegando”, finalizou.
A Federação de Pescadores da Bahia tem 30 mil associados e a meta é chegar a 200 mil nos próximos anos. A cerimônia de inauguração da nova sede da Z-18 contou com a participação do prefeito de Itacaré, Antônio de Anísio, do deputado federal Edson Pimenta (PSD) e presidentes de associações de pescadores de municípios do sul e baixo sul da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário