![]() |
Foto Thaylane Virgínia |
O prefeito também visitou o estande e acompanhou a divulgação. “Muitas pessoas ainda não sabiam que Ibicaraí produz chocolate e com esta qualidade. Esta exposição é uma das estratégias para que este produto ganhe mercado”, disse Lenildo, um dos responsáveis pela atração da indústria de chocolate para o município. A Fábrica de Ibicaraí servirá de referência para outras que serão instaladas na região.
O processo de fabricação de chocolates foi mostrado por meio da exposição de uma minifábrica chocolate, a primeira da agricultura familiar do Brasil. “A fantástica minifábrica de chocolate” apresentou o procedimento de elaboração dos chocolates finos Bahia Cacau, que vão desde o cacau bruto até o chocolate industrializado, todos sem adição de açúcar ou gorduras saturadas.
O chocolate da Bahia Cacau é produzido com 56% a 70% de cacau especial, tipo Premium. As delícias foram produzidas e comercializadas por estudantes do I. F. Baiano. A indústria ibicaraiense é administrada pela Cooperativa da Agricultura Familiar e Econômica Solidária da Bacia do Almada e Adjacência (Cooafba) e beneficia mais de 100 famílias de pequenos produtores.
O projeto conta com o apoio do Governo da Bahia, por meio da Companhia de Ação e Desenvolvimento Regional (CAR), e o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (I. F. Baiano), campus Emarc de Uruçuca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário