sexta-feira, 13 de julho de 2012

Nova retroescavadeira reforça ações na zona rural de Itacaré

Itacaré foi um dos municípios baianos beneficiados com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II). Além de 50 novas unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida, o município foi contemplado com uma máquina retroescavadeira, que acaba de ser entregue pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano de Itacaré, Jorge Almeida, com a chegada da máquina as intervenções nas comunidades rurais estão sendo mais rápidas. “Com a nova máquina, ganhamos com agilidade para atender as necessidades de diferentes regiões do nosso município”, observa.
Almeida destaca que “o nosso município é um dos mais extensos da Bahia. São 737 quilômetros quadrados. Quase 50% dos nossos habitantes estão na zona rural. As demandas são muitas e estão sendo atendidas nos últimos anos. Temos trabalhado muito para facilitar o escoamento da produção agrícola”.
Nesta semana a retroescavadeira está atendendo a comunidade de Água Fria. “Uma localidade em que vivem centenas de famílias de pequenos agricultores que precisam de boas estradas para escoar os seus produtos para a sede do município”, explica Jorge Almeida.
O Agente de Desenvolvimento Territorial/SEPLAN, Marcos Souza, que vem atuando para viabilizar projetos e recursos para os municípios do Litoral Sul da Bahia, destacou que a máquina assegura manutenção permanente das estradas vicinais. “Além de Itacaré economizar com aluguéis, que são caros”, avalia Souza.
No sul da Bahia, além de Itacaré, o município de Santa Luzia foi contemplado com uma máquinaretroescavadeira. A diária de aluguel de uma retroescavadeira chega a R$ 1 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário