segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Ilhéus contará com medidas de conservação de Mata Atlântica

O município de Ilhéus vai passar a contar com um importante instrumento de gestão ambiental e estratégias de conservação e recuperação da Mata Atlântica. Trata-se do Plano de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica de Ilhéus, que será apreciado pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - Condema de Ilhéus, numa reunião extraordinária no Salão Nobre do Palácio Paranaguá, na próxima quinta-feira, dia 30 de agosto, às 16h. A iniciativa foi resultado do projeto realizado pela ONG Grupo Ambientalista da Bahia, com apoio da Chamada PDA, do Ministério do Meio Ambiente e em parceria com a Prefeitura de Ilhéus e apoio da sociedade civil organizada.
A partir da aprovação pelo conselho, o plano poderá ser implementado e executado pela prefeitura de Ilhéus, com apoio do Condema e da sociedade civil, que estiveram diretamente envolvidos com a construção do documento. Para Ilhéus, o documento será decisivo para proporcionar o maior conhecimento e mapeamento do bioma da Mata Atlântica, verificando áreas que merecem proteção e maior intervenção. Ilhéus conta com uma das mais expressivas coberturas de Mata Atlântica do País, alcançando 66% de mata nativa e cabruca/cacau.
O Gambá vem desenvolvendo ações voltadas para a disseminação dos planos municipais de mata atlântica em municípios do nordeste, contribuindo de forma mais sistemática na construção do instrumento em Ilhéus e em Glória do Goitá, município da Zona da Mata Pernambucana. A entidade promoverá uma capacitação para elaboração e implementação dos planos em Fortaleza, nos dias 12, 13 e 14 de setembro, com vagas para municípios do Ceará e Piauí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário