As micro e pequenas empresas se caracterizam por possuir de um a 99 empregados. Acima desse patamar, a empresa é considerada média ou grande. O campo de atuação das micro e pequenas empresas é predominantemente no comércio varejista, serviços pessoais, oficinas, atendimento, clínicas e escritórios, ou seja, nos setores e atividades que estão mais próximos do cotidiano dos cidadãos.
Entre janeiro e junho deste ano, no Brasil, as micro e pequenas empresas geraram aproximadamente 800 mil empregos, enquanto nas grandes o número foi de 250 mil. “Aqui na Bahia, as micro e pequenas empresas são ainda mais importantes”, ressalta o secretário do Planejamento, José Sergio Gabrielli.
A observação é fundamentada em dados que apontam que este segmento, esse ano, teve uma diferença entre admitidos e desligados com carteira assinada na ordem de 18 mil empregos, enquanto que as médias e grandes empresas, por sua vez, abriram cerca de 200 novos postos de trabalho. Esses números não consideram as declarações enviadas fora do prazo.
“Em todo lugar do mundo, e aqui não é diferente, o bom desempenho das micro e pequenas empresas atinge de maneira positiva a renda e o consumo da população e seu crescimento é resultante do dinamismo desse mercado”, esclarece Gabrielli. “Pode parecer que o pequeno negócio de um parente ou amigo não está saindo do lugar e não está dando grandes lucros, mas é a maior atividade do país e do mundo”, acrescenta o economista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário