sábado, 19 de janeiro de 2013

ILHÉUS: Mutirão de limpeza combate a proliferação de doenças

Sobe para mais de quinze mil metros cúbicos, o volume de lixo doméstico e entulhos retirados do centro, bairros e distritos de Ilhéus. O  mutirão de Desenvolvimento Urbano (Sedur), em parceria com empresas privadas, foi iniciado no segundo dia da atual gestão. Além de deixar a cidade mais  agradável e bonita para a população e turistas, a limpeza urbana é também  um fator de promoção da saúde pública, contribuindo para o combate à  proliferação de doença.
O lixo doméstico descartado nas calçadas facilita o aparecimento  de vetores de doenças, como ratos, baratas e mosquitos. De acordo com  a Secretária de Saúde, Ledívia Espinheira, doenças como Hepatite A e  a febre tifoide, a Leptospirose, transmitida por ratos, além de problemas  gastrointestinais, são causas comuns providas pelo contato direto ou indireto do Ledívia chama atenção da população para manter sempre a casa,  quintal nos horários determinados para a coleta.
A secretária também destaca que recipientes como garrafas, copos,  pneus jogados aleatoriamente nas ruas ou mesmo em casa, tornam-se facilmente focos de proliferação do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana, por acumularem água. “É preciso cuidado no descarte desses recipientes; afinal, o combate a dengue depende da cooperação de todos. Não é difícil a tarefa de cada cidadão”, ressalta a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário