Durante a audiência, Magal encaminhou várias reivindicações. Dentre as principais, o vereador solicitou a construção das UPAS nas zonas sul e norte, a reativação da base do SAMU na zona sul, a conclusão das reformas dos postos de saúde da Avenida Princesa Isabel e do Pontal e a recuperação da unidade de atendimento do Banco da Vitória (em ruínas).
Fábio Magal chamou a atenção da secretária Ledívia Espinheira sobre a necessidade de se criar um plano de carreira, cargos e salários para os servidores da saúde, uma vez que a classe está desmotivada, devido às remunerações pagas pelo município, consideradas as mais baixas do Sul da Bahia.
O parlamentar também pediu a intervenção da secretária no sentido de exigir dos diretores da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, o pagamento dos salários atrasados dos funcionários da entidade.
Ele afirmou que os trabalhadores do Hospital São José e da Maternidade Santa Helena sofrem há vários anos devido aos atrasos. “A maioria trabalha sem vontade, muitos foram obrigados a desocupar imóveis alugados, alguns passam privação de alimentos”, disse o vereador à secretária.
Na opinião de Fábio Magal, em Ilhéus não há como discutir saúde pública sem pensar na valorização da Santa Casa e das pessoas que lá trabalham. Os repasses à instituição, feitos pelo município, devem ser efetuados mediante o compromisso da diretoria de quitar as dívidas com os funcionários.
Ledívia Espinheira explicou que o município não tem como exigir da Santa Casa esse compromisso, mas adiantou que o prefeito Jabes Ribeiro pediu transparência durante encontro com os diretores da instituição. A secretária sugeriu que a Santa Casa contrate uma consultoria de gestão para aprimorar o seu funcionamento.
Sobre a UPA da zona sul, ela anunciou o local onde será instalada. A unidade de pronto atendimento será erguida ao lado da Central de Abastecimento do bairro Hernani Sá, próxima ao muro do cemitério da Barreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário