quarta-feira, 10 de abril de 2013

Resolução da ANVISA regulamenta boas práticas alimentares para restaurantes



Cuidados como controle de sódio, saturação de ácidos graxos, armazenamento de carnes e manipulação correta dos alimentos são algumas das preocupações que um restaurante deve ter para manter uma cozinha saudável. Além disso, há também a Resolução RDC 216/2004 da Anvisa, que regulamenta as Boas Práticas para Serviços de Alimentação e que visa manter um alto nível de qualidade na manipulação e na produção de alimentos, garantindo as condições de higiene na comercialização de alimentos seguros.
Todos estes cuidados são aplicados desde a compra dos alimentos até o preparo e a saída do prato. Segundo a nutricionista Kátia Schuery consultora do restaurante Bambara, localizado na orla de Salvador, a preocupação maior do estabelecimento está na qualidade dos alimentos que serão servidos aos clientes. “Aqui no Bambara, a legislação vigente norteia nossa conduta. Selecionamos fornecedores idôneos e controlamos todo o processo: desde a recepção até consumidor final. E isto reflete na qualidade do alimento servido” afirmou Kátia.
Uma das principais dificuldades dos restaurantes de Salvador se deve a falta de capacidade de armazenamento dos produtos. Para isto, o restaurante conta com uma câmara frigorífica com dois compartimentos. “Em nossa câmara de resfriamento, são acondicionados, por tipo, os alimentos pré-preparados, frutas, vegetais folhosos e não-folhosos. Já no compartimento de congelamento ficam os produtos cárneos, porcionados e devidamente identificados”, explicou Kátia.
Mas a resolução da Anvisa regulamenta também os cuidados necessários para evitar contaminação dos alimentos, o controle de pragas, a higiene pessoal e ambiental e a manipulação. Contempla, inclusive, o descarte inteligente do lixo e resíduos tóxicos. Para o gerente do Bambara, Manuel Nascimento, contar com um profissional específico desta área ajuda a manter a qualidade dos alimentos e a garantir a saúde e a higiene do local. “Nós temos um cuidado especial na produção do nosso alimento. A nossa nutricionista aplica as boas práticas em todos os processos de manipulação. Isto dá uma segurança alimentar para nossos clientes, garantindo uma comida saudável e com qualidade” afirmou.
Por: Icaro Vigas

Nenhum comentário:

Postar um comentário