sexta-feira, 31 de maio de 2013

Encontro de Produtores e Gestores de Circo acontece em Salvador

Com o propósito de debater temas ligados à produção e gestão da atividade circense, o Encontro de Produtores e Gestores de Circo será realizado em Salvador, no Bahia Park Hotel, no bairro do Rio Vermelho, nos dias 4 e 5 de junho (terça, das 14 às 22 horas; quarta, das 9 às 22 horas), aberto ao público. Serão realizadas palestras e mesas redondas que dialogam com a pauta em questão. A iniciativa, apresentada pelo artista e produtor circense Robson Mol, foi contemplada pelo Prêmio Meses Temáticos do Circo, Dança e Teatro – Diálogos e Reflexões, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA).
Para Robson, é preciso qualificar o que ele considera ser a principal figura da cadeia produtiva da atividade circense, o produtor/gestor, de modo a fortalecer o desenvolvimento do setor: “O circo brasileiro tem avançado muito nos últimos anos em termos de organização e melhoria nas condições de trabalho. Isso se deve muito ao aumento de apoios que órgãos como a FUNCEB e a Funarte vêm oferecendo ao setor. Entretanto, há muito a ser feito ainda e, sem sombras de dúvidas, uma questão vital é a melhoria técnica na produção e gestão da atividade circense”, afirma.
O Encontro de Produtores e Gestores de Circo visa a reunir a comunidade circense do estado da Bahia para discutir sobre a gestão/produção de circo; debater propostas estruturantes que contribuam para atividade circense; aproximar os gestores e produtores de circo – de dentro e fora do estado – para que possam trocar ideias e experiências; articular e fortalecer os gestores e produtores enquanto classe e ponderar os caminhos a trilhados e a percorrer; e debater temas pertinentes à área circense.
Sobre o Prêmio Meses Temáticos do Circo, Dança e Teatro – Diálogos e Reflexões – O concurso, lançado pela primeira vez neste ano de 2013, objetiva apoiar propostas que estimulem o diálogo, a reflexão e a organização em redes em torno do fazer artístico destes setores durante as comemorações do Dia Mundial do Teatro e Dia Nacional do Circo (27 de março), e o Dia Internacional da Dança (29 de abril), efemérides que repercutem em iniciativas de reconhecimento e valorização mundo afora. Com um total de R$ 260 mil em recursos, foram registrados 172 projetos inscritos, dos quais 10 foram selecionados: três de circo, três de dança e quatro de teatro, contribuindo para potencializar a organização de profissionais e o surgimento de projetos inovadores nestas áreas.

Encontro de Produtores e Gestores de Circo
Onde: Bahia Park Hotel (Largo da Mariquita, 42 – Rio Vermelho. Salvador/BA)
Quando: 4 de junho, 14h às 22h; 5 de junho, 9h às 22h
Quanto: Gratuito
Realização: Cadena Produções e PRODUCIRCO – Rede Brasileira de Produtores de Circo
Apoio: FUNCEB/ SecultBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário