terça-feira, 21 de maio de 2013

Sanfoneiro Targino Gondim esquenta São João de Itagibá

Targino Gondim é uma das atrações de peso confirmadas para animar o São João de Itagibá, que acontece entre os dias 21 e 24 de junho. Um dos maiores forrozeiros da nova geração vai puxar o fole da sanfona e fazer muita gente dançar agarradinho. Com grande influência do Rei do Baião, o pernambucano criado em Juazeiro traz em seu repertório músicas de sua autoria, como “Esperando na Janela”, e outros clássicos joaninos.
Organizado pelo governo municipal, o São João 2013 de Itagibá está sendo montado para ser o melhor dos últimos anos. O evento começa no dia 31 deste mês, na Praça Duque de Caxias, onde será montada uma Vila Junina, com apresentações de quadrilhas, barracas de comidas e bebidas típicas, além de atrações musicais para embalar o arrasta-pé.
Através da Diretoria de Cultura, vinculada à Secretaria Municipal de Educação, será montada uma Central de Informações especial para o São João. No local, os visitantes encontrarão dados sobre restaurantes, hospedagem e programação da festa.
Com pouco mais de 15 mil habitantes e a 21 quilômetros de Ipiaú, Itagibá possui uma rede hoteleira modesta. Como compensação, a Prefeitura está cadastrando interessados em alugar imóveis para o período dos festejos juninos. Segundo a secretária de administração, Marilu Neiva, os detalhes sobre as residências, valores, formas de pagamento e contatos dos locatários serão disponibilizados em redes sociais e site que estará no ar em breve.
Para o prefeito de Itagibá, Marcos Barreto, o Marquinhos, a realização da Festa de São João vai além do entretenimento e ajuda a incrementar os rendimentos dos pequenos aos grandes empresários. “É uma celebração da cultura popular, fomenta a economia criativa e incentiva o empreendedorismo local com elementos que fazem parte das nossas tradições”, afirmou.
Além das grandes atrações musicais, estrutura física e ornamentação caprichadas, o São João de Itagibá possui o diferencial da atmosfera típica das festas de interior. O clima hospitaleiro e pacato passa a tranquilidade necessária para que os visitantes aproveitem a festa com segurança. “Estamos investindo na atração de turistas para mostrar que os itagibaenses sabem fazer uma festa junina bem animada”, reforçou o prefeito Marquinhos.
O São João de Itagibá contará camarote,17 barracas de comidas típicas e 16 bandas para ninguém deixar de arrastar o pé. E não é só Targino Gondim que está entre as estrelas nacionais. Pelo mesmo palco, na Praça Tote Lomanto, conhecida como "Praça do Forró”, passarão Victor & Leo, Cavaleiros do Forró, Cangaia de Jegue e Magníficos. O forrobodó também vai reunir atrações regionais como Meninos do Agreste, É Só Filé e o sanfoneiro Adelson Viana. Ainda estão previstas as bandas Zabumbahia, Mel de Forró, Rosy e Banda, Fábio e Michel, Percata de Sola, Xamego Dengoso, Quarto de Luxo e Duda Percata de Couro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário