quarta-feira, 5 de junho de 2013

Seleção Pública reduzirá demanda de professores da Rede Municipal

A contratação de 79 novos professores para Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II iniciada pela Prefeitura de Itabuna na segunda-feira, 3, reduzirá, emergencialmente, uma demanda reprimida na Rede Pública Municipal de Ensino, que hoje conta 665 educadores afastados de sala de aula, inclusive 117 por meio de laudo médico e 56 deles em licença com vencimentos para cursar mestrado e doutorado. Outros 357 professores estão exercendo a função de coordenadores pedagógicos, diretores e vice-diretores escolares.
Segundo o diretor do Departamento de Acompanhamento da Gestão, Virgílio Alberto Santos Pinto, atualmente a Rede Pública Municipal de Ensino conta com 1.378 professores, sendo que um pouco mais de 700 educadores exercem atividades de docência. Ele observa que, neste contexto, a contratação de novos professores é extremamente necessária para não comprometer o andamento do ano letivo.
“Entretanto, já estamos desenvolvendo estudos e diagnósticos que nos permitirão reordenar de toda a Rede. Com isso, teremos condições de apresentar uma proposta para abertura de concurso público indicando com exatidão a real necessidade de professores para as escolas municipais”, argumenta Virgílio.
O diretor de Acompanhamento e Gestão acrescenta que 235 professores que estão afastados de sala de aula estão exercendo funções nas secretarias das escolas, inclusive, muitos destes em fase de aposentadoria ou com restrições médicas, inviabilizando assim o retorno à atividade docente. Na Rede Municipal de Ensino existem ainda 11 docentes com licença sem vencimentos e outros 14 em processos de exoneração a pedido.
Processo Seletivo - Para contratar os 79 novos professores e quatro intérpretes e tradutores de Libras – Língua Brasileira de Sinais teve início na segunda-feira, o período de inscrições para a Seleção Pública Simplificada da Secretaria da Educação. Os candidatos podem efetivar inscrição até sexta-feira, 7, na sede da Usemi – União dos Servidores Municipais de Itabuna, situada na Avenida Manoel Chaves, no bairro São Caetano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário