sexta-feira, 14 de junho de 2013

TRANSBAIÃO 2013 INOVA COM NEUTRALIZAÇÃO DE CARBONO E PROMOVE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS MUNICÍPIOS

Os organizadores do projeto Transbaião iniciam a semana comemorando duas novas parcerias, que chegam para fortalecer as ações de Meio Ambiente dentro do projeto. Do dia 15 ao dia 30 de junho, quando o Expresso Transbaião inicia o percurso pelos 13 municípios com atividades culturais e de preservação ambiental, o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos- INEMA, órgão do governo do estado, vai fornecer material didático e cartilhas para serem distribuídos e também disponibilizar técnicos para realizar dentro da programação do projeto palestras sobre Sustentabilidade e Meio Ambiente, Educação Ambiental, Restauração de Matas Ciliares e outros temas pertinentes. O acordo prevê a extensão das atividades nos meses seguintes, junto as secretarias de Meio Ambiente dos municípios envolvidos diretamente com o Transbaião, que inclue a implantação de viveiros e programas de ação ambiental.
Além disto, também na passagem do Expresso será possível através de procedimentos do Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza- IBDN realizar a neutralização de carbono, agindo na compensação de emissão de gases do Efeito Estufa. Dentro da participação do Instituto está prevista a distribuição de material informativo dentro da Rede Municipal de Ensino das regiões Metropolitana, Litoral Norte e Recôncavo, com o objetivo de estimular a educação ambiental.
Com estas parcerias, o projeto Transbaião passa a fazer parte da lista dos eventos nacionais e mesmo internacionais que realizaram a ação conhecida como Neutro de Carbono, de neutralização do carbono, como a Copa do Mundo na Alemanha, shows de grande porte como o dos Rolling Stones e U2, Feiras como a Francal Calçados, São Paulo Fashion Week, também já realizados na Bahia, assim como o Alafolia (Alagoinhas - BA) e Micareta de Feira, em Feira de Santana, todos compartilhando uma orientação mundial de demonstrar a preocupação com as questões ambientais.
Neutro de Carbono: A Neutralização de Carbono é uma ação que tem o objetivo de compensar as emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE), emitidas pelas atividades humanas, onde gases são transformados em (CO2e) Dióxido de Carbono Equivalente e assim passa à mensurar a quantidade de árvores à serem plantadas, que irão retirar ao longo de sua vida estes gases da atmosfera.
Jorn. resp.- Márcia Leivas- DRT- 17.806/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário