quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Deputado sugere revitalização do Hospital da Polícia Militar

A realização de concurso público para o preenchimento de vagas no Quadro de Oficiais e Praças de Saúde da Polícia Militar da Bahia e a reativação do Hospital Geral da Polícia Militar (HGPM) e das Formações Sanitárias das Organizações de Policiais Militares foram solicitadas pelo deputado Coronel Gilberto Santana (PTN), através de indicação apresentada à Casa Legislativa e direcionada ao governador Jaques Wagner. A proposição do deputado baseia-se na promoção indireta de melhorias na prestação do serviço da segurança pública da PMBA.
Santana enfatiza que, sem um novo processo seletivo de ordem pública, a tendência é a diminuição progressiva do quadro, a ponto de não mais existir médicos, enfermeiros e dentistas para atender ao público da PMBA. Ele ressalta que hoje há uma desproporcionalidade entre o número de profissionais de saúde e o contingente de pacientes em potencial. "A característica primas para o bom desempenho de qualquer atividade requer boas condições de saúde físicas e principalmente psicológicas, o que não seria diferente à ação do policial militar, responsável direto pela manutenção da ordem e da segurança pública", observou Gilberto.
Tanto o investimento no quadro de oficiais da saúde quanto a reativação do HGPM fundamentam-se no aumento do efetivo policial e consequentemente no de seus dependentes. Outro argumento que reforça essas demandas é o crescente volume de atividades externas executadas por esses profissionais, de Testes de Aptidão Física (TAFs) – cuja presença de médicos e enfermeiros é imprescindível –, bem como as demais ações inerentes ao desempenho da PM. Aliada a essas premissas, deve estar a criação de Núcleos da Junta Militar de Saúde (JMS) e das Formações Sanitárias das OPM – Organizações Policiais Militares, que iram atender os Comandos Reginais.
O deputado acrescentou que tal demanda impacta diretamente na redução orçamentária, além de evitar longos deslocamentos de policiais para a capital a fim de homologar dispensas médicas acima de 15 dias. "Vale ressaltar que esse conjunto de ações reflete positivamente na gestão operacional da corporação", inclui o parlamentar.
Por fim, o Coronel Santana conclui a indicação afirmando que é de fundamental importância a disponibilização de serviço médico e odontológico pelo Quadro de Saúde da própria PMBA, pois ele consegue suprir, em tempo hábil, as necessidades inerentes à atividade policial, que é diferenciada pela sua natureza, e que necessita de prestação de serviço de saúde compatível com as suas escalas de trabalho e especificidades da rotina profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário