O grupo francês Accor, líder em operação hoteleira na Europa e América Latina, assinou contratos com investidores que vão financiar 13 empreendimentos da bandeira Novotel no Brasil, elevando a 25 o número dessa marca no país, voltada para o hóspede de negócios. Os acordos fechados projetam aportes da ordem de R$ 715 milhões até 2016, que serão feitos por investidores institucionais e pessoas físicas.
O grupo Accor registrou entre janeiro e setembro deste ano receita bruta de 8,6 bilhões de euros no mundo, 4,2% mais que no mesmo período de 2012. A holding responde por 3,5 mil hotéis em 93 países, sendo 181 unidades no Brasil, com as bandeiras Sofitel, Pullman, MGalerry, Grand Mercure, Novotel, Adagio, Mercure e Ibis. O Brasil é a maior operação da marca Novotel na América Latina, com 12 dos 18 hotéis na região. Com os 13 novos contratos assinados, o país passará a ter 25 dos 34 nas Américas.
As 13 novas unidades serão abertas em 10 cidades: Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Cuiabá, Manaus, Santos, Macaé e Itu. “Nossa estratégia é ter presença nas grandes cidades que são os principais polos de dinamismo econômico”, disse o diretor de Operações do Novotel na América Latina, Bernd Hofmann. “Temos interesse em buscar outras cidades, como Fortaleza, Recife e Brasília”.
O plano de negócios para o Novotel trabalha com taxas médias de ocupação na casa de 65%, com picos entre segunda-feira e sábado, dias de maior demanda dos hóspedes de negócios. Com a estratégia comercial construída no hóspede de negócios, a bandeira tem quartos de 25 metros quadrados, onde velocidade de acesso à internet é tão importante quanto o conforto da cama.
Por isso, mesmo em cidades tradicionalmente posicionados como destinos de lazer – como Rio de Janeiro, Salvador e Manaus -, a Accor quer fazer do Novotel um hotel de negócios. “Em Salvador estamos mais próximos do aeroporto que da praia”, diz Hofmann, referindo-se à unidade que vai ser erguido em um empreendimento multiuso da Odebrecht, com torres de escritórios e comerciais.
(Valor) www.gentemercado.com.br
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