Audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados discutirá, na próxima terça-feira (29), às 14h30, os problemas da cacauicultura no Brasil e o endividamento dos produtores, além dos cortes orçamentários sofridos pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) em 2013 e as suas consequências para a execução do programa de trabalho do órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA) destaca que, desde que a praga conhecida como “vassoura-de-bruxa” chegou à Bahia, em 1989, a cacauicultura encontra-se em declínio, e o Brasil deixou de ser exportador para tornar-se importador de cacau. Ele reclama que o Programa de Recuperação da Lavoura Cacaueira Baiana, lançado pelo governo em 1995, teve resultados insatisfatórios, pois os produtores que seguiram as recomendações técnicas da Ceplac estão atualmente em pior situação do que aqueles que não as adotaram. Para buscar uma solução, ele propôs o debate na comissão.
Já o deputado Márcio Marinho (PRB-BA), que também solicitou a realização da audiência, considera que os cortes orçamentários sofridos pela Ceplac – algo em torno de 70% neste ano, segundo ele – inviabilizaram completamente a execução do plano de trabalho do órgão, o que afeta as pesquisas para combate à vassoura-de-bruxa e os serviços de assistência técnica e extensão rural que a Ceplac presta aos produtores de cacau. Marinho informa que isso tem levado à redução da produtividade do setor e causado a substituição das plantações de cacau por outras atividades agrícolas.
Convidados
Foram chamados para o debate, entre outros:
o secretário-adjunto da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, João Pinto Rabelo Júnior;
o diretor da Ceplac, Helinton Jose Rocha;
o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura da Bahia, Raimundo Sampaio;
o presidente do Instituto Pensar Cacau (IPC), Águido Muniz de Souza Neto; e
o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Ilhéus, Milton Andrade Júnior. 'Agência Câmara Notícias'
Nenhum comentário:
Postar um comentário