sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Nilton Dortas Montargil é o novo chefe do Terminal Pesqueiro de Ilhéus

Na manhã desta sexta-feira, dia 18, em solenidade realizada nas dependências do Terminal Pesqueiro do Município, tomou posse como novo chefe da unidade da Bahia Pesca em Ilhéus o veterinário Nilton Dortas Montargil. Além de vereadores, secretários municipais e técnicos do governo do estado, o ato público foi prestigiado pelo prefeito Jabes Ribeiro, o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto, e os presidentes das colônias de pescadores Z-34, Reynaldo Oliveira, Z-19, Leonardo Santos, e Z-18, e Luis Henrique Santos.
Durante a solenidade, também foi assinado um termo de cessão de uso com as colônias de pescadores Z-34, sediada no Malhado, Z-19, instalada no Pontal, e Z-18, localizada no município de Itacaré. O documento vai permitir que as entidades possam utilizar a área do terminal destinada à venda de pescados no varejo. Por último, o ato público incluiu a assinatura de um termo de doação de um freezer horizontal em favor da Colônia de Pescadores Z-34.
Por sua vez, o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto, parabenizou o povo de Ilhéus e, em especial, os pescadores por possuírem “um dos poucos terminais pesqueiros públicos em funcionamento no Brasil”. Na oportunidade, ele anunciou algumas ações que, dentro de pouco tempo, estarão beneficiando a comunidade de pescadores do município. Entre eles, o Projeto Renovar, que prevê a oferta de capacitações e de novas embarcações de fibra e alumínio.
Toneladas de pescado - Até o momento, já foram desembarcadas no Terminal Pesqueiro de Ilhéus cerca de 91 toneladas de pescado, realidade que já começa a incrementar a economia do município e da região. Inaugurado no ano passado pelo governador Jaques Wagner, o terminal apresenta toda a infraestrutura necessária para atender aos pescadores, visando à dinamização da economia pesqueira. Entre outros, o espaço é dotado de oficina de manutenção de barcos, sala de processamento, lanchonete, boxes para caixas de plásticos e fábrica de gelo, com produção de 50 toneladas por dia, além de departamento administrativo, cozinha, sanitários e refeitórios. O terminal pesqueiro também será um espaço importante para a promoção da qualificação dos usuários. Qualquer pescador, desde que seja cadastrado nas associações representativas da classe, poderá utilizar o equipamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário