segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Produtores rurais apresentam resultados do projeto Mata Branca

O projeto Mata Branca, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), realiza nos dias 16 e 17 de outubro, no Hotel Sol Bahia, em Patamares, um encontro de disseminação do projeto.
O evento tem como objetivo reunir beneficiários e, através deles, demonstrar o que foi feito ao longo dos seis anos de execução do Mata Branca, além de promover a troca de experiência entre eles.
Estarão presentes representantes das associações de Itatim, Curaçá, Contendas do Sincorá e Jeremoabo, municípios atendidos na Bahia, além de beneficiários e autoridades do Ceará, onde o Mata Branca também é desenvolvido.
O projeto está encerrando o seu ciclo de trabalho neste mês de outubro. De 2007 a 2013, o Mata Branca beneficiou mais de 9.500 famílias do semiárido com projetos como recuperação e preservação de áreas degradadas, construção de cisternas e barragens subterrâneas, hortas pedagógicas, manejo sustentável, beneficiamento das frutas nativas da caatinga, criação de galinha caipira, viveiros, quintais produtivos, criação de abelha sem ferrão, entre outros.
O Mata Branca - O Projeto de Conservação e Gestão Sustentável do Bioma Caatinga nos estados do Ceará e Bahia, Projeto Mata Branca, é executado pelos governos estaduais com recursos do Fundo Mundial para o Meio Ambiente – GEF e a contrapartida de ambos os estados e sua implementação é de responsabilidade do Banco Mundial.
A Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) foi definida como agência de execução financeira enquanto que a CAR e o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (CONPAM) no Ceará são as instituições designadas para a gestão operacional do Projeto mediante um termo de cooperação técnica assinado pelos Governos da Bahia e do Ceará ficando cada estado responsável pela execução de 50% do Projeto.
O objetivo do Projeto é contribuir para a preservação, conservação e manejo sustentável da biodiversidade do bioma Caatinga nos Estados da Bahia e do Ceará, melhorando simultaneamente a qualidade de vida de seus habitantes através da introdução de práticas de desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário