quinta-feira, 14 de novembro de 2013

ESTADO DA BAHIA ATRAIU 3,5 BILHÕES EM TURISMO



Sara Barnuevo
Se não fosse por Salvador, cidade que ainda sente as consequências de oito anos de uma administração municipal caótica, o turismo da Bahia seria só elogios. Ninguém pode negar que o ainda secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli, trabalhou e muito nos últimos seis anos para levar novamente a Bahia ao patamar de terceiro Estado brasileiro em atração de turistas, mesmo não sendo o turismo uma prioridade deste governo, apesar do setor representar cerca de 6% do PIB estadual (R$ 7,8 bilhões/ano).
Só no que se refere a desembarques aéreos, houve um crescimento de 100% no período de 2007/2012 em comparação a 2001/2006. Foram 22 milhões de turistas que chegaram para visitar Salvador, Ilhéus e Porto Seguro nos últimos seis anos. Em investimentos públicos, o salto foi de R$ 130 milhões (2001/2006) para R$ 263,7 milhões (2007/2012), recursos que foram investidos na Estrada Itacaré/Camamu, recuperação de igrejas e que estão sendo aplicados na requalificação da Feira de São Joaquim e na Orla de Salvador. Já a previsão de investimento privado pulou de R$ 2,2 bi para R$ 5,7 bilhões até 2018. Só com a inauguração de novos hotéis e resorts foram direcionados mais de R$ 434,6 milhões.
Outra conquista da atual gestão estadual foi a malha aérea internacional, que se tornou a mais volumosa da sua historia, com a implantação dos novos voos da Air Europa para Madri, na Espanha, e três novos destinos na América do Sul: Córdoba (Argentina), Santiago (Chile) e Montevidéu (Uruguai). Esta é a maior integração aérea entre o Nordeste do Brasil e os países ibero-americanos, transformando a Bahia em um dos principais hubs da companhia no Brasil.
Leonelli também é responsável por implantar novos produtos turísticos no Estado, como o São João da Bahia, o enoturismo no Vale do São Francisco, o GP Bahia de Stock Car, o Espicha Verão e o turismo náutico (a Baia de Todos-os-Santos deve receber R$ 170 milhões para requalificação e infraestrutura nos próximos anos). Faltou tempo para viabilizar outros projetos, como o Oceanário de Salvador, cujo estudo de viabilidade foi concluído este ano pela Consultoria Prado Valadares. “Posso dizer que fizemos uma pequena revolução nos últimos seis anos”, destaca Leonelli, que deixa o governo no fim deste ano para ser um dos coordenadores da campanha da senadora Lídice da Mata ao governo do Estado.

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