terça-feira, 17 de dezembro de 2013

ILHÉUS RECEBE QUATRO MÉDICOS CUBANOS DE PROGRAMA FEDERAL

O município de Ilhéus já recebeu quatro profissionais vindos de Cuba através do Programa Mais Médicos, do governo Federal, para atuarem na atenção básica à saúde no Programa Saúde da Família (PSF). Dois deles, Yoel Amador Hernandez e Yusneidi Leyva Perez, foram recepcionados na segunda-feira, dia 16, pelo prefeito Jabes Ribeiro, no Palácio Paranaguá.
Os dois outros médicos cubanos destinados para Ilhéus, Zunieska Gracia Leal e Ana Ofélia Rodrigues Santiesteban, já se encontram no município atuando no Polo Indígena Tupinambá, lotadas nas unidades de saúde de Olivença e Acuípe, que integram a rede de Atenção Básica da Secretaria de Saúde. Com relação aos médicos recém-chegados, Yoel Amador Hernandez e Yusneidi Leyva Perez, pelo menos um deles já foi definido que irá atender às famílias do PSF do Alto do Basílio.
Yoel Amador Hernandez é um médico generalista, da cidade de Holguín, e Yusneidi Leyva Perez, também generalista e especializada em Urgência Médica, é natural da cidade de Artemisa. Os dois declararam que estão muito satisfeitos em poder contribuir para melhorar a qualidade de vida em saúde do povo brasileiro e, em especial, da população de Ilhéus.
Antes da atuação no PSF, os médicos terão que participar de diversas atividades, além de manter contato com a comunidade onde irão prestar seus serviços. Segundo a diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Bárbara Christian, nesta terça-feira, dia 17, eles vão conhecer as redes de Atenção à Saúde (Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica, Sanitária, Saúde do Trabalhador, Regulação Endemias, Auditoria, Ouvidoria, Coordenação de Saúde Bucal, Almoxarifado, Farmácia, entre outras) e a estrutura do NASF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário