domingo, 26 de janeiro de 2014

FPSO Cidade de Ilhabela chega a Niterói para conclusão de içamento e integração de módulos

A Petrobras informou nesta quinta-feira (23) que o FPSO Cidade de Ilhabela, unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo e gás, chegou ao estaleiro Brasa, em Niterói, Região Metropolitana do Rio, para conclusão das operações de içamento e integração de 13 módulos da planta de processamento.
A nova plataforma, programada para operar no campo de Sapinhoá, na Bacia de Santos, foi convertida a partir de um navio petroleiro no estaleiro CXG, na China.
O estaleiro Brasa, em parceria com as empresas SBM Offshore e o Grypo Synergy, executarão a obra de integração dos módulos. O estaleiro também é responsável pela construção de 13 dos 18 módulos da planta de processamento do FPSO.
Com capacidade para armazenar até 1,6 milhão de barris de óleo, a plataforma deverá entrar em operação no segundo semestre deste ano. Instalada em profundidade de 2.140 metros, o FPSO Cidade de Ilhabela também terá capacidade para processar até 150 mil barris por dia (bpd) de petróleo e comprimir diariamente 6 milhões de m³ de gás.
O consórcio que detém a concessão do campo de Sapinhoá, no bloco BM-S-9, é operado pela Petrobras (45%), em parceria com a BG E&P Brasil (30%) e a Repsol Sinopec Brasil (25%). O FPSO Cidade de Ilhabela foi afretado ao consórcio SBM/QGOG (Queiroz Galvão Óleo e Gás), que será também responsável pela operação da unidade.
VF
agenciarionoticias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário