quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

FICC INICIA PLANEJAMENTOS DA FEIRA LITERÁRIA DE ITABUNA

Integrantes da equipe gestora da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) se reuniram, nas manhãs desta terça-feira (18) e quarta-feira (19) na sede da fundação para articularem as primeiras ações a serem desencadeadas em prol da realização da Feira Literária de Itabuna (“Felita”). O editor chefe da Editora Mondrongo, Gustavo Felicíssimo, participou da reunião de terça, na condição de colaborador e esboçou algumas diretrizes que nortearão a realização do evento.
O consenso da equipe gestora é de realizar a FELITA na Praça Rio Cachoeira, na Alameda da Juventude (próximo ao Espaço Cultural Professor Josué Brandão). O evento está pré-agendado para acontecer entre 11 e 14 de setembro. A feira terá o seu foco literário, mas estará toda ela permeada por outras formas de expressão artística, tais como as artes plásticas, as artes visuais digitalizadas, a música e o teatro. A intenção, indica Fernando Caldas, Diretor de Projetos, “é a de aproximar ao máximo o grande público dos escritores que ajudam a construir o imaginário coletivo da cidade de Itabuna e da região Sul da Bahia e do Brasil”.
Gustavo Felicíssimo explicou que a feira está sendo elaborada de modo muito positivo e que a Editora Mondrongo está preparando grandes novidades. Durante as discussões, sugeriu-se a organização de espaços específicos para públicos seletos, tais como as crianças e os adolescentes, e também os estudantes. Felicíssimo falou que esta será uma grande oportunidade para as pessoas que gostam de ler conhecerem de perto alguns escritores consagrados e para quem não está habituado, de conhecer os trabalhos de quem lança mão da palavra para fazer registros de realidades.
A feira já conta com o patrocínio cultural do banco Santander e a estrutura completa será organizada com estandes, banheiros químicos, palco, som e luz. Outros fomentadores culturais deverão ser atraídos para o evento.
Ricardo Mascarenhas, assessor de Acompanhamento da Gestão da FICC, acrescentou que a feira colocará a cidade de Itabuna no rol dos grandes eventos culturais da Bahia e do Brasil, meta que vem sendo perseguida pelo presidente da FICC o professor Roberto José da Silva, com especial interesse. “A partir de agora, os grupos de trabalho estão organizados e articulados entre si. Estamos prontos para realizar em Itabuna uma das maiores ações de incentivo à leitura que essa cidade já viu”, disse Ricardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário