Brasília, 24 de fevereiro de 2014 – O envelhecimento dos prédios residenciais, comerciais e públicos no Plano Piloto pode oferecer riscos para os frequentadores. Os edifícios antigos com 50 anos costumam apresentar problemas nas redes hidráulica e elétrica, ou ainda na própria estrutura. Para evitar os efeitos da idade e garantir a segurança dos usuários, as construções precisam de manutenções periódicas.
O “Saúde do meu prédio” é o programa da BMS Engenharia, em parceria com o Sindicondomínio/DF, que busca elaborar e implementar o Sistema Gerencial de Manutenção (SGM) - um conjunto de ações preventivas e corretivas de acordo com a necessidade de cada construção. “É feito um acompanhamento da edificação ao longo de sua vida útil, sendo possível detectar manifestações patológicas que possam comprometer a segurança estrutural, a funcionalidade e a estética do prédio”, explica Neusa Mota, responsável técnica e sócia-diretora da BMS Engenharia.
A primeira fase do SGM é a inspeção predial. Este procedimento busca identificar problemas nas áreas comuns, e quando se trata de segurança nos edifícios, os técnicos avaliam diversos pontos como: a estabilidade estrutural, instalações elétricas e também se os subsolos possuem áreas de escoamento para evitar alagamentos nos períodos chuvosos.
Após a coleta dos dados, é possível elaborar e implementar o Sistema Gerencial de Manutenção. A última etapa é o acompanhamento periódico, com visitas regulares, que permitem a atuação de maneira preventiva. Além de reforçar a segurança para moradores ou usuários de um edifício, essa ação contribui para a redução dos custos e até propõe a criação de um fundo voltado para eventuais reparos.
A engenheira Neusa Mota aconselha que “o ideal é programar as inspeções periódicas e implantar o sistema de manutenção predial personalizado para a edificação. Dessa forma, é possível garantir a segurança e a tranqüilidade para moradores ou frequentadores dos prédios do Plano Piloto”.
Dicas da BMS Engenharia
Saiba quais são os sintomas que indicam que a saúde do seu prédio precisa de cuidados:
Fissuras e afundamento no piso em regiões próximas a pilares;
Desnivelamento de pisos, refluxo ou rompimento de tubulações que possam provocar retorno de águas pluviais ou do esgoto para o edifício;
Desgaste excessivo dos trilhos-guia dos elevadores;
Quedas de revestimentos, fissuras em paredes, rachaduras, ou rompimento de painéis de vidro ou mármore;
Presença de umidade, infiltração, aparecimento de bolor, o surgimento de manchas difíceis de retirar em cerâmicas, granitos ou mármores.
Saúde do meu Prédio
Caso seu prédio apresente algum dos sintomas citados, o síndico ou administrador pode entrar em contato com a BMS Engenharia para o programa. Mais informações no site: www.saudedomeupredio.com.br ou pelo telefone 3327-0407.
Nenhum comentário:
Postar um comentário