terça-feira, 20 de maio de 2014

Estado do Rio autoriza abertura de 100 mil vagas em concursos diversos

O Governo do Estado informou nesta segunda-feira (19) que autorizou a convocação de 812 policiais militares, aprovados no concurso de 2010, e os novos PMs vão iniciar o curso de formação de soldados na próxima sexta-feira (23).
Além da renovação do quadro de servidores da Segurança, o Estado investiu nos últimos anos em áreas como Educação e Saúde. Desde 2007, foi autorizada a abertura de cerca de 100 mil vagas em seleções públicas, incluindo a convocação de concursos anteriores.
A Secretaria de Segurança reforçou seu contingente de profissionais ao convocar 16 mil PMs, desde 2008. Mais 6 mil vagas estão previstas para serem abertas este ano na Polícia Militar. A previsão é de que o edital do concurso seja publicado no fim de maio. Na Polícia Civil, foram nomeados 2.078 agentes.
Já a Secretaria de Educação realizou dez seleções para o magistério, sendo 57 mil professores convocados. O Corpo de Bombeiros absorveu nos últimos anos aproximadamente 5.109 profissionais. Além disso, estão abertas inscrições para processo seletivo para o preenchimento de 520 vagas.
Por meio da Fundação Saúde, foram promovidas três seleções, sendo que duas ainda estão em vigor. Ao todo, foram oferecidas 5.006 vagas e, até o momento, 4,9 mil candidatos estão contratados, entre médicos, enfermeiros e outros.
A Secretaria de Fazenda empossou 1.068 servidores em cargos como Auditor Fiscal e Oficial de Fazenda. O 16º concurso, que será de 50 vagas para auditores, já foi autorizado.
No total, 591 auditores garantiram a recuperação deste contingente de servidores. Não era realizada seleção para o cargo há quase 20 anos.
O Detran recebeu cerca de 2,7 mil servidores. A Secretaria de Planejamento convocou 414 funcionários e a Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica) convocou 2.149 servidores. Já no Inea (Instituto Estadual do Ambiente) foram disponibilizadas 528 vagas. Na Administração Penitenciária, foram nomeados 2.501 inspetores.
Cento e dezessete profissionais ingressaram no Procon. Na Faperj, foram preenchidas 47 vagas técnicas.
Novas carreiras para modernizar a gestão.
O Estado também criou carreiras para modernizar a administração pública. Realizado pela Secretaria de Planejamento e Gestão, o primeiro concurso para Executivo Público atendeu à demanda da Secretaria de Educação, que já convocou 1.241 assistentes e 93 analistas executivos. Além desses, a Secretaria de Planejamento convocou 44 assistentes e 100 analistas, e a Secretaria do Ambiente, 10 analistas.
No RioPrevidência, já foram empossados 257 agentes previdenciários. Mais 85 profissionais serão convocados ainda este ano. A Secretaria de Fazenda também convocou 47 servidores para o novo cargo de Analista de Finanças Públicas.
MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário