A Câmara de Vereadores de Itabuna deverá publicar nas próximas semanas o edital para contratação da empresa que irá organizar seu concurso público. A previsão é de que sejam oferecidas 44 vagas para diversas áreas, mas a definição dos cargos ainda depende de um projeto de lei que tramita no legislativo. A expectativa é de que o parecer do vereador Paulinho do INSS, relator da matéria, seja apresentado semana que vem.
Essas informações foram divulgadas nesta sexta-feira (6) pelo presidente da Câmara, vereador Aldenes Meira (PCdoB), em entrevista ao programa Difusora em Revista, na Rádio Difusora. Entrevistado pelo apresentador Cacá Ferreira, Aldenes falou sobre os motivos que levaram a presidência do legislativo a decidir organizar um concurso público e salientou que não haverá criação de novos cargos.
“O que vamos fazer é substituir cargos comissionados por cargos efetivos, que serão preenchidos pelo concurso, no qual vale o critério da capacidade”, declarou. Em toda a sua história, a Câmara de Vereadores de Itabuna nunca realizou um concurso público e hoje mais de 90% do seu quadro de servidores é formado por comissionados.
Para Aldenes Meira, a realização do concurso é uma medida que faz jus à “transparência e à moralidade administrativa”. Ele enfatizou ainda que a redução do número de cargos em comissão na Câmara já vinha há tempos sendo recomendada pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).
MOBILIDADE URBANA – Na entrevista concedida à Difusora, o presidente da Câmara tratou ainda de outros temas, a exemplo da questão da mobilidade urbana. Autor de iniciativas como a proposta de meia-passagem no transporte coletivo aos domingos e feriados, e discussões sobre a construção de ciclovias, Aldenes disse que continuará dando ênfase a esses temas em seu mandato.
Sobre a meia-passagem aos domingos e feriados, o vereador lembrou que houve acordo com o prefeito para que o projeto sobre a matéria, de sua autoria, fosse retirada de pauta, mas outra proposta com o mesmo tema foi apresentada pelo Executivo e já tramita na Câmara. A ideia é que a meia passagem passe a vigorar a partir dos novos contratos com as empresas de ônibus.
Aldenes explicou ter obtido informações das cidades de Salvador e Feira de Santana, onde o mesmo benefício no transporte coletivo foi implementado e não houve desequilíbrio financeiro. “Na verdade, ocorreu aumento do fluxo de passageiros aos domingos e feriados em até 60% e isso evitou qualquer impacto na tarifa”, salientou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário