quarta-feira, 16 de julho de 2014

Comissão Especial vota requerimento para ver de perto a situação da perícia no Rio de Janeiro

A Comissão Especial formada para debater a PEC 325/2009, que trata sobre a autonomia da Perícia Criminal, deverá votar, nesta semana (15), o requerimento 9/2014. De autoria do deputado Otoniel Lima (PRB-SP), o pedido sugere a realização de diligência no Instituto Médico Legal da cidade do Rio de Janeiro.
O requerimento foi motivado após a fala de Denise Rivera, conselheira da Associação Brasileira de Criminalística (ABC) e presidente da Associação de Peritos do Estado do Rio de Janeiro (APERJ), na Comissão Especial.
Durante a audiência pública realizada na Câmara dos Deputados, a perita mostrou a situação de abandono. “Os laboratórios da Perícia de Química do ICCE (Instituto de Criminalística Carlos Éboli)possuem capelas que nunca funcionaram, desde a inauguração. Muitos postos de Perícia não possuem câmaras frigoríficas para armazenamento dos cadáveres; faltam reagentes nos laboratórios”, contou a presidente.
Após os debates dentro da Câmara Federal, a ida ao Rio de Janeiro é entendida como um passo importante para a discussão da perícia. “Será um momento para que os legisladores vejam os problemas enfrentados diariamente pelos profissionais e entendam melhor as conseqüências provocadas com a falta de uma estrutura adequada de trabalho”, avalia Bruno Telles, presidente da ABC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário