O produtor rural Raimundo Santos está desaparecido há dez dias
Nesta quarta-feira (20), a equipe da TV Bandeirantes, mostrou em uma reportagem, o drama de uma família baiana, da região de Eunápolis, que procura o produtor rural Raimundo Santos desaparecido há mais de dez dias, em uma área de conflito entre índios e produtor rural na região do Parque Nacional do Monte Pascoal.
O produtor voltou à própria fazenda na tentativa de reaver os animais que ficaram para trás no momento da invasão, e de acordo com uma testemunha ouvida pela reportagem, o produtor foi recebido por supostos índios armados, utilizando de muita violência física e ameaças, ficando o produtor em poder dos indígenas.
A família do produtor que desapareceu não tem a quem recorrer, como conta a reportagem, isto porque, as Polícias Militar e Federal não definem de quem é a competência. "A polícia Federal falou que era de competência da Polícia Militar. Agora nós não temos uma notícia e queremos uma solução para isso”, disse a filha do produtor, Núbia Alves Santos.
A reportagem também apontou as dificuldades alegadas pela Polícia Militar do município que diz não ter efetivo suficiente, estar com viaturas danificadas e ainda, o fato do “crime” ter acontecido dentro de uma área invadida por indígenas de competência Federal.
"Como se trata de uma investigação por parte da Polícia Judiciária, nós não temos um direcionamento. A Polícia Federal não tem o efetivo necessário e automaticamente solicitará reforço das Forças Estaduais", pontuou o Major da Polícia Militar, Cléber Santos.
Um inquérito foi aberto pela Polícia Federal para investigar o desaparecimento do produtor, mas sem nenhum resultado até a veiculação da reportagem. "Eu estive na fazenda ocupada, na sede da fazenda onde segundo relato ocorreu esse episódio e conversei com todos os índios ali e ninguém disse nada", afirmou o delegado da Polícia Federal, Eriosvaldo Renovato que ainda tem a expectativa de encontrar o produtor com vida.
A equipe de reportagem ainda esteve na sede na FUNAI e na área de conflitos, mas não obtiveram êxito, sendo constrangidos por supostos índios que tentaram impedir a gravação até a chegada do cacique pataxó, que declarou não ter informações do produtor. Essa é a quarta vez só esse ano que a Polícia Federal é chamada para investigar sequestros e assassinatos dentro de áreas invadidas por índios. Assim como nas outras vezes, a investigação pode levar bastante tempo. Fonte: Mercado do Cacau
Assista a matéria completa aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário