quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

ALZHEIMER? Método Mente Proativa apresenta evidências que previnem o declínio cognitivo em idosos saudáveis


O treinamento desenvolvido pelo Mente Proativa leva em conta a execução destes exercícios monitorados, inclusive do Dual N Back, mantendo a eficiência e saúde do cérebro
Com o passar dos anos, as sinapses diminuem, ou seja, o contato entre os neurônios diminui e tornam-se fundamentais os exercícios cerebrais que mantenham e produzam estas sinapses, pois apenas desta forma o cérebro manterá qualitativamente sua capacidade de aprendizado, memória, raciocínio e criatividade. É o que afirma o professor e engenheiro Roberto Corazza – criador do método Mente Proativa e quem trouxe ao Brasil o Dual N Back, comprovadamente o primeiro exercício no mundo capaz de aumentar a inteligência fluída, responsável pelo raciocínio rápido e tomada de decisões.

Um cérebro com sinapses fortes e saudáveis, ressalta Corazza, é capaz de inibir e retardar o início de doenças cerebrais. “Hoje, são 44 milhões de pessoas no mundo que apresentam demência, provocada por uma degeneração progressiva nos neurônios, que não conseguem manter a formação de sinapses, e toda a comunicação entre eles passa a ser corrompida, ou seja, as informações deixam de ser processadas”.

É neste contexto que entra o único produto que apresentou evidências de prevenir o declínio cognitivo em idosos saudáveis - o treinamento cognitivo formal com exercícios para o cérebro. “O treinamento desenvolvido pelo Mente Proativa leva em conta a execução destes exercícios monitorados, inclusive do Dual N Back, mantendo a eficiência e saúde do cérebro. O Alzheimer está diretamente ligado à diminuição das atividades cerebrais, à redução do número de sinapses. Quanto menos sinapses o cérebro apresentar, menos resistência este apresentará em relação às placas de Alzheimer. Neste sentido, o Método Mente Proativa estimula a criação e o fortalecimento de sinapses, tornando o cérebro mais resistente e combativo às placas de Alzheimer, inibindo e retardando seu aparecimento”.

Ele explica que a primeira região a ser atingida é a da Memória de Curto Prazo, por isso o paciente no início do Alzheimer ainda consegue se lembrar de acontecimentos antigos, como da sua infância, por exemplo, mas não consegue se lembrar de fatos ou pessoas recentes. Com o passar do tempo, outras regiões vão sendo atingidas, até o paciente perder totalmente sua memória e capacidade mental agravando progressivamente seu quadro de demência, que ainda é irreversível.

“Porém, com o avanço dos estudos científicos, experiências em pacientes e da neurociência, cientistas descobriram maneiras e caminhos para inibir e retardar o aparecimento e consequências da doença. Pessoas com alto grau de escolaridade, ou com grande atividade cerebral durante a vida são as que correm menos risco de contrair a doença, independente do fator genético. O uso contínuo do cérebro, mesmo depois dos 65 anos, através de estímulos intelectuais, trabalhando a memória, raciocínio, atenção e criatividade, aumenta suas reservas cognitivas, que são diretamente responsáveis pelo retardo do aparecimento do Alzheimer”, reforça Roberto.

E conclui: “Ainda não podemos evitar o aparecimento do Alzheimer, mas temos as ferramentas para inibir e retardar seu aparecimento. A descoberta do exame de sangue que prevê o aparecimento da doença com três anos de antecedência, por exemplo, é um avanço importantíssimo, pois o paciente, sabendo que irá contrair Alzheimer, poderá iniciar e aumentar sua a atividade cerebral com o Método Mente Proativa. Como consequência, fortalecerá seu cérebro e aumentará as sinapses, dificultando e inibindo o início da doença”.

Sobre o Método Mente Proativa

A função do Método MENTE PROATIVA, utilizando o conceito de plasticidade cerebral, é criar, fortalecer e desenvolver as conexões entre os neurônios, através de uma rica atividade mental, trabalhando várias funções cognitivas, pois somente desta forma seu cérebro terá melhor capacidade de raciocínio, atenção, visão espacial, linguística e memória. Exercícios para o corpo e para o cérebro são necessários, e para isso não existe fórmula mágica, nossos exercícios são regulares e progressivos, fazendo com que quanto mais você exercite uma função, melhor ela fique. Um de nossos exercícios mais populares é o Dual N Back, criado nos Estados Unidos, que atua diretamente na inteligência de trabalho do cérebro, aumentando a capacidade de raciocinar e resolver novos problemas. Além disso, através de exercícios Neuróbicos, iremos tirar seu cérebro da zona de conforto, fazer você utilizar regiões pouco exploradas. Para saber mais, acesse: www.menteproativa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário