


Na sexta-feira, 19, a Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar do Sul da Bahia (COOFASULBA) iniciou a distribuição dos recursos excedentes desse ano. Trata-se do saldo positivo das contas de 2014. Duzentos e cinco cooperados foram beneficiados. A entrega simbólica do cheque de 150 mil reais ocorreu no auditório da CEPLAC, no Centro de Ilhéus.
Erisvaldo Alves, presidente da COOFASULBA, informa que o balanço anual foi antecipado em virtude das festas de final de ano. “A ‘data base’ seria em março de 2015, mas, antecipamos a distribuição. Os cooperados não são assalariados, por isso o bônus acabou transformado num ‘décimo terceiro salário’, explicou.
Se o balanço tivesse fechado “no vermelho”, os cooperados dividiriam prejuízo ao invés de lucro. “Graças a muito trabalho, a cooperativa sempre fechou as contas com saldo positivo”, comemora Erisvaldo.
Cada produtor recebe cinquenta centavos de bônus por quilo de cacau comercializado no ano. Por exemplo: Elenildo Coutinho vendeu 4 mil quilos e recebeu 2 mil reais. Ele vive no Assentamento Ressurreição, localizado no Banco Central, distrito de Ilhéus. Vai quitar dívidas com o dinheiro extra e separar um pouco para a festa natalina.
Ivandro Silva, presidente do Assentamento Ressurreição, faturou R$ 1.500. Ele afirmou que o bônus é muito importante para o orçamento da família.
Parceiro da COOFASULBA, o vereador Dero Farias (PT) explica que as eleições e a Copa do Mundo diminuíram o ritmo das vendas nesse ano.
“Por isso, a média de R$ 735 de bônus para cada agricultor foi boa, mas, a cooperativa terá números melhores em 2015. O melhor está por vir”.
A COOFASULBA fornece achocolatado, polpas de frutas e mingau para 270 escolas estaduais da Região Metropolitana de Salvador. Nesse ano, a cooperativa instalou um centro de distribuição na capital. A iniciativa conta com o auxílio da Secretaria Estadual de Agricultura. O novo equipamento já foi testado e será uma “mão na roda” para os negócios. Um caminhão baú refrigerado vai completar o avanço do sistema logístico.
A cooperativa também iniciou a construção da sua fábrica de doces num terreno adquirido com recursos próprios. A área fica no Couto, distrito de Ilhéus. A pequena indústria vai beneficiar produtos de toda a região.
Para fechar com “chave de ouro”, em parceria com o SEBRAE e com a ajuda de consultores, a COOFASULBA vai reformular as embalagens de seus produtos para ajudar a expansão do seu mercado. A cooperativa pretende ser fornecedora de grandes redes de supermercados do país. “As negociações estão avançadas”, revelou Dero com bastante otimismo.
Assessoria TD
Nenhum comentário:
Postar um comentário