terça-feira, 2 de dezembro de 2014

XII Jornada de Cardiologia foi realizada neste último fim de semana em Ilhéus





Nos dias 28 e 29 de novembro, o município de Ilhéus sediou a XII Jornada de Cardiologia do Sul da Bahia. (CLIC COM O DIREITO DO MOUSE PARA LER AS LEGENDAS)
Com mais de setenta participantes, o evento foi realizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia – Seção Bahia e aconteceu na Faculdade de Ilhéus. O objetivo da jornada foi aperfeiçoar e aprimorar o conhecimento médico científico de médicos cardiologistas, fisioterapeutas, nutricionistas e outros profissionais e estudantes da área médica. O Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia – Seção Bahia, Dr. Mario Rocha, relatou que a realização de um evento como este para a região Sul da Bahia é extremamente importante, “É um momento de alinhamento de condutas dos cardiologistas, no que existe de melhor em termos de tratamento e investigação das doenças cardiovasculares. Iniciativas como essas, permitem a troca de experiências entre os profissionais que resultam no beneficio dos pacientes que possam ser acometidos de doenças cardiovasculares, a principal causa de morte no Brasil”, afirma.
Durante os dois dias de evento, foram debatidos vários temas ligados à cardiologia e seus avanços, como anticoagulação,balanceando de risco tromboembólico e de sangramento com os novos anticoagulantes, ressuscitação cardiopulmonar, hipertensão arterial sistémica, atividade física em pacientes com extrassístoles ventriculares, entre outros, através de mesas redondas e conferências, além de apresentações e discussões de casos clínicos.
A XII Jornada de Cardiologia é o maior evento médico cientifico da região Sul da Bahia, “Reunimos um grupo de palestrantes reconhecidos nacionalmente e internacionalmente que participam de congressos internacionais como o American Heart Association – o maior Congresso Norte Americano de cardiologia, como Dr. Gilson Feitosa, Dr. Mario Rocha, Dr. Nivaldo Filgueiras e Dr. Gilson Feitosa Filho, além de cardiologistas importantes que atuam na região da Bahia como Emerson Porto, Edval Gomes, Joberto Sena, Décio Cardoso, Ana Paula Scher e Daniel Leão”, relatou a presidente da XII Jornada de Cardiologia, Dra. Lorena Nogueira.
Dr. Gilson Feitosa, professor Titular da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública e palestrante, diz que o evento se revestiu deêxito pleno e alcançou a proposta inicial de atualizar os profissionais da região. Na oportunidade, o professor Gilson Feitosa, foi homenageado durante o evento pelos organizadores da XII Jornada de Cardiologia, pelo seu profissionalismo, competência e dedicação aos estudos médicos científicos e a prática cardiológica.
Nivaldo Filgueiras, diretor de comunicação da SBC – Bahia e palestrante do evento relatou que a jornada foi excelente e contou com a participação ativa dos profissionais da região, “A grade científica foi de grande contribuição para os profissionais de saúde, onde os principais temas da cardiologia foram abordados, com enfoque especial na terapia com novos anticoagulantes”. Para Marisa Bastos, Cardiologista de Ilhéus, a participação na XII Jornada de Cardiologia do Sul da Bahia, foi muito importante, pois atualizou os profissionais sobre as novas práticas e novos medicamentos cardiológicos.
Bruna Fonseca, estudante de medicina da UESC, diz que como aluna, participar deste grande evento médico científico, estimula a produção do conhecimento a nível nacional, “É uma experiência única, sem contar com as experiências desses profissionais gabaritados na área”. Viviane Maria, enfermeira do Hospital Calixto de Itabuna, afirma que este tipo de evento sempre é positivo, “Aprendemos muito com os palestrantes, as dicas de atuação para aplicar no trabalho prático, a investigação dos casos clínicos, tudo chama atenção, esses pequenos detalhes faz total diferença na sobrevida do paciente”, conclui.
A XII Jornada de Cardiologia Sul da Bahia teve o apoio institucional da UESC e Faculdade de Ilhéus, patrocínio da Unimed, Unicred, Boehring, Biolab, Torrent, Novartis, Sankyo, EMS, Baldaci, Santa Casa de Itabuna. Em 2016 o evento será realizado mais uma vez no município de Ilhéus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário