A Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA), convida para o evento Protagonistés: arte e juventude. A ação, que acontece nos dias 29 e 30 de maio (sexta e sábado), no Espaço Cultural Alagados, e 6 e 10 de junho (sábado e quarta), no Cine Teatro Solar Boa Vista, é uma realização dos alunos do 3º semestre do Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança da instituição, orientados pela professora Poliana Bicalho.
Toda a programação do evento visa pautar a questão da mobilização juvenil por meio da arte: no dia 29, às 18h, o #GrafDance: Grafita a dança em Alagados promove a apresentação de trabalhos coreográficos do Balé Jovem de Cajazeiras, Ensaio Cia de Dança, Balé da Comunidade, Núcleo de Educadores Ritmos, dentre outros grupos e solos. Já no dia 30, às 14h, a ação inclui um encontro
entre jovens para discutir sobre o hip hop, além de grafitagem, exibição de documentário e também uma oficina sobre as interfaces da dança urbana e da dança contemporânea (os interessados devem se inscrever previamente). O evento será encerrado com uma JAM de dança com a participação de DJs convidados.
No dia 6 de junho, às 18h, acontece a I mostra de Dança Salv'Arte: Os Jovens como Agentes, que contará com apresentação de trabalhos coreográficos (solos, duos e trios), seguida de um bate-papo com profissionais da área da dança do cenário metropolitano, pautando o jovem como agente transformador da sociedade. No dia 10, às 19h, a mostra traz como tema A Juventude Autônoma Construindo Arte e terá a participação de grupos locais e intermunicipais apresentando diferentes estilos de dança, como a dança tribal, dança de salão, dança de rua, entre outros. Os ingressos para as apresentações custam R$2.
Fundada em 1984 e instituída como a primeira escola pública do gênero no país, a Escola de Dança integra o Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia, atuando na iniciação, formação técnica e qualificação em dança dos públicos infanto-juvenil e adulto. Conveniada à Secretaria de Educação do Estado da Bahia, a Escola — que comemorou os seus 30 anos em 2014 —, mantém suas atividades alinhadas às políticas dos ministérios da Cultura e da Educação, reconhecendo as artes e a cultura em geral como medidas fundamentais e enriquecedoras para a vida social e a educação dos seus alunos.
Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança – Com duração de dois anos e meio, o Curso de Educação Profissional Técnico de Nível Médio em Dança é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e já formou 25 turmas de novos profissionais que vêm contribuindo para a produtividade do cenário da dança da Bahia. Criado em 1988, objetiva capacitar jovens com conhecimentos e habilidades gerais e específicos na área da dança, visando à formação de profissionais aptos a uma ampla atuação, como dançarinos, intérpretes, produtores, coreógrafos-criadores e multiplicadores em dança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário