O Bradesco voltou a liderar, em maio, a lista das instituições com maior volume de queixas em relação ao tamanho de seu conglomerado. Entram no ranking formulado todos os meses pelo Banco Central os bancos com mais de dois milhões de clientes. Em abril, mês no qual o Bradesco apareceu no topo do ranking pela primeira vez desde que o BC alterou a metodologia em julho do ano passado, o banco alegou que a primeira posição era "circunstancial" e se devia à inclusão de "registros específicos" que estavam sendo ajustados.
De acordo com o BC, o total de pontos recebidos pelo Bradesco aumentou de 11,90 pontos em abril para 15,64 pontos no mês passado. A instituição, que conta com 75,7 milhões de clientes, recebeu 1.185 queixas consideradas procedentes pelo órgão fiscalizador ante 899 da edição anterior. Essa classificação por pontos é gerada com base em um índice que leva em conta instituições que receberam o maior volume de queixas de usuários de seu serviço em relação ao total de clientes. Todas são avaliadas pelo BC pelo seu conglomerado.
Na segunda posição agora está a Caixa, que figurava na terceira colocação em abril. A instituição oficial recebeu 9,63 pontos no mês passado ante 7,42 pontos de abril. Já o HSBC, que colocou ativos à venda no Brasil, desceu para a terceira posição em maio - estava na segunda, em abril.
Na quarta posição, com 5,48 pontos (5,23 pontos em abril), segue o Santander. Na quinta colocação também não houve alteração: encontra-se o Banco do Brasil. Da sexta até a décima colocação estão as seguintes casas: Votorantim, Itaú, Banrisul, Mercantil do Brasil e Banco do Nordeste do Brasil.
Fonte: O Estado de São Paulo
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