terça-feira, 28 de julho de 2015

Itabuna completa 105 anos com inaugurações, missa e atos oficiais

No dia em que o município completa 105 anos, a Prefeitura de Itabuna programou vários atos e inaugurações para marcar data. Nesta terça-feira, às 8 horas, no Gabinete do Centro Administrativo Firmino Alves, o prefeito Claudevane Leite, acompanhado de secretários municipais, vereadores, líderes comunitários e convidados assina o contrato com a Labore Serviços e Construções Ltda., líder do consórcio de empresas vencedor do certame licitatório para a execução das obras de infraestrutura e urbanização que beneficiarão mais de cinco mil moradores de bairros da zona oeste da cidade tão logo seja autorizado pela Caixa Econômica Federal.

Às 9 horas, Vane participará de Missa em Ação de Graças na Catedral de São José, oficiada pelo bispo diocesano Dom Ceslau Stanula, em homenagem ao aniversário de Itabuna. A celebração terá a apresentação das bandas da Policia Militar e Rainha da Paz e da Filarmônica Euterpe Itabunense. Para as 11 horas está programada a inauguração da Unidade Modelo do SINEBAHIA, na avenida Inácio Tosta Filho, Centro, contando com a presença do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Álvaro Gomes, dentre outras autoridades.

A unidade, implantada pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado, contou com investimento de mais de R$307mil da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) para garantir aos trabalhadores de Itabuna e de outros municípios do Sul da Bahia mais serviços, capacidade de atendimento e intermediação para o trabalho. Além disso, tem como meta o atendimento mensal a seis mil pessoas ampliando as possibilidades de inserção dos cidadãos no mercado de trabalho.

A programação prevê para as 14 horas, a solenidade de reinauguração do Grupo Escolar Professor Roberto Santos, no Caminho 3, nº 133, no Bairro Jardim Primavera. A unidade escolar de rede municipal de ensino foi reformada pela Prefeitura, inclusive passando a garantir a acessibilidade a pessoas portadoras de deficiência. Às 15h30m, acontecerá a solenidade de reinauguração do Centro Especializado de Prevenção em Oncologia (Cepron) da Secretaria Municipal de Saúde, na Avenida Fernando Cordier, nº 122, também no centro da cidade.

Recentemente o imóvel foi reformado pela Prefeitura para atender pacientes de Itabuna e dos municípios pactuados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitem de atendimento ou da realização de procedimentos para diagnóstico do câncer nas áreas de urologia, mastologia, ginecologia, dermatologia, cabeça e pescoço e tireoide. Atualmente, o Cepron presta atendimento médico mensal a 1.500 pacientes. A partir de quarta-feira, dia 29, passará a funcionar oferendo mais conforto, comodidade e segurança aos pacientes e melhores condições de trabalho à equipe de médicos, enfermeiros e atendentes.

Às 17 horas será realizada a cerimônia de inauguração do call center da Tel Telemática e Marketing que vai funcionar a partir desta semana em instalações provisórias na Avenida Princesa Isabel em imóvel vizinho ao Posto Universal da rotatória de acesso ao Bairro São Caetano. Com a oferta inicia de cerca de 200 vagas, a empresa fez o recrutamento e treinamento de pessoal no início deste mês. Pelo projeto passará a funcionar definitivamente em sua sede na antiga feira livre coberta do bairro Conceição, cujo terreno foi dado pela Prefeitura de Itabuna depois de autorização da Câmara de Vereadores.

Às 19h30min, o prefeito Claudiane Leite, secretários e convidados participam de culto evangélico comemorativo do aniversário da cidade no templo da Igreja Batista a Getsemane, na Avenida Princesa Isabel, nº 1.415, no Bairro São Caetano. Na oportunidade além do congraçamento, Vane fará a apresentação de slides sobre as realizações da administração municipal em benefício da população desde sua posse em 1° de janeiro de 2013.

Na quinta-feira, dia 30, a programação continua com a reinauguração do

Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT), às 10 horas. A unidade de referência da Secretaria Municipal de Saúde contemplará a realização de todos os atendimentos do antigo Centro de Referência em DST/AIDS e Hepatites Virais Dr. Júlio Brito. O CERPAT tem sua nova estrutura física localizada na Avenida Amélia Amado, 914, Centro, com condições adequadas para o serviço, que conta com sete especialidades, laboratório, farmácia, e realiza em média 1.300 atendimentos ao mês além de 10.200 testes rápidos.

Às 14 horas será realizada a solenidade de reinauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) – Nilton Ramos de Almeida, e às 15h30min a reinauguração da Escola Municipal João Mangabinha Filho, ambos na Rua Nossa Senhora das Graças no Bairro Mangabinha. Às 18 horas haverá a sessão de autógrafos e de lançamento do livro do jornalista e escritor Waldeny Andrade “A Ilha de Aramys – 40 anos de Eleições em Itabuna” no foyer da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), na Praça Laura Conceição, Centro.

Na sexta-feira, dia 31, às 14 horas, acontecerá a solenidade de reinauguração da Escola Municipal Brasília Baraúna de Almeida e da Unidade de Saúde da Família (USF) Manoel Rodrigues, na Rua dos Bandeirantes, s/ nº Bairro Ferradas. No sábado, às 9 horas, vai acontecer a solenidade de entrega à população da quadra de esportes da Quadra da Praça Beira Rio, na Avenida Mário Padre. No domingo, dia 2, às 9 horas, reinauguração da quadra esportiva da Praça Senhor do Bomfim, no Vila Zara, e às 10 horas da quadra de areia com alambrados na Praça Antoninho Queiroz, no bairro de Fátima, prolongamento da Rua São Sebastião.

Na segunda-feira, dia 3, às 10 horas, será realizada a reinauguração da

Creche Municipal Elzo Pinho de Magalhães, na Rua A, no Bairro Bananeira. Na parte da tarde, à 15h30mn. acontece a solenidade de reinauguração do Grupo Escolar Leonor Santos Pacheco, bairro Maria Matos ( Rua de Palha). A programação festiva em comemoração ao 105 aniversário de Itabuna se encerra no da 10 de agosto, às 10 horas, com a inauguração da unidade II do Restaurante Popular, na Rua Saturnino José Soares, no bairro de Fátima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário