quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Ilhéus terá I Conferência da Pessoa com Deficiência

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), realiza, na próxima terça-feira, 25, a I Conferência Territorial da Pessoa com Deficiência, que irá acontecer no auditório da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, localizada na Avenida Canavieiras, nº 717, Boa Vista. Uma dos principais objetivos do evento será a criação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.
O evento busca também elaborar políticas públicas com vistas a atuar de forma conjunta na melhoria das condições de acessibilidade a essa população. As inscrições, gratuitas, serão feitas no local, a partir das 7h30min. O evento será realizado em parceria com o Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (Coed). As discussões sobre a conferência e o conselho foram iniciadas há dois meses, com reuniões mediadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social.
As políticas públicas para essa parcela da população incluem pensar o sistema de transportes, a fim de garantir melhores condições nos deslocamentos, eficiência e segurança por meio de uma mobilidade urbana sustentável e com acessibilidade baseada nos princípios de um desenho urbano universal, conforme determina o Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei nº 13.146/2015, artigos 53, caput, e 54, inciso I.
Deficientes - De dez a doze por cento da população mundial (algo em torno de 700 a 800 milhões de pessoas) têm alguma deficiência física. Destas, perto de 90% vivem nos chamados países em desenvolvimento, e o mesmo percentual vale para os que estão em idade produtiva, mas vivem desempregados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário