LUIZA

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Investimentos em obras estruturantes reforçam parceria entre Governo da Bahia e Prefeitura de Ilhéus

O início da construção do Hospital Regional da Costa do Cacau, a nova licitação para edificação da segunda ponte Ilhéus-Pontal, o Gasoduto Ilhéus-Itabuna, a duplicação da rodovia BR-415, o saneamento básico do Pontal e Zona Sul. Esses projetos e investimentos garantidos para Ilhéus e região reforçam ainda mais a parceria mantida entre os governos da Bahia e do Município, e geram resultados que contribuem para o desenvolvimento regional. A afirmação foi feita pelo prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, durante encontro com profissionais de imprensa, no Palácio Paranaguá, no qual avaliou a repercussão da visita do governador Rui Costa ao Município.
Segundo Ribeiro, o diálogo permanente entre o governador e o prefeito, e a sintonia entre os parlamentares que apóiam e colaboram com esses projetos, vai garantir muito mais investimentos do Estado e do Governo Federal em obras estruturantes fundamentais para o desenvolvimento de Ilhéus. “A exemplo da duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna, o aeroporto internacional, o projeto de saneamento básico da zona sul e as obras de requalificação da orla norte”, lembrou. “As iniciativas já em andamento representam investimento de aproximadamente 300 milhões de reais, que já foram capazes de tirar do papel o gasoduto e iniciar a construção do novo hospital”, arrematou Jabes.
Sob responsabilidade da estatal BahiaGás, o gasoduto permite que as indústrias de processamento de amêndoas de cacau – instaladas no Distrito Industrial de Ilhéus, e automóveis sejam abastecidos com gás natural, garantindo um combustível mais barato para os veículos e uma fonte de energia ambientalmente limpa à indústria, rede hoteleira, restaurantes e cabanas de praia.
Com relação à nova ponte que ligará o centro da cidade à zona sul, o prefeito Jabes Ribeiro lembrou que “o único motivo para a paralisação das obras se deveu à própria empresa vencedora da primeira licitação, que se envolveu em pendências judiciais e acabou por abandonar o serviço”. Na visita oficial que fez a Ilhéus, na última segunda-feira, 9, o governador Rui Costa autorizou à Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) a abertura de nova licitação para continuidade da obra, cuja previsão de conclusão é para o fim do segundo semestre de 2017.
Saneamento - A obra de saneamento básico da Bacia do Pontal e Zona Sul de Ilhéus está orçada em R$ 51,3 milhões, com financiamento pelo BNDES, e deve proporcionar 7.401 ligações intradomiciliares, alcançando população estimada de 37 mil habitantes. O governador Rui Costa garantiu ao prefeito Jabes Ribeiro que as garantias do empréstimo à Embasa já foram devidamente regularizadas perante aos agentes financeiros envolvidos: Caixa Econômica, BNDES, Banco do Brasil, e Banco do Nordeste do Brasil (BNB). Costa avisou que dentro de alguns retornará ao município a fim de autorizar o início das obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário