LUIZA

sábado, 7 de novembro de 2015

ITABUNA - LIGAÇÃO DE ESGOTOS NA ZONA OESTE VAI REDUZIR O DESPEJO DE DEJETOS NO RIO CACHOEIRA



A ligação das redes domésticas de esgotamento sanitário às redes de coleta que estão sendo implantadas nos bairros Nova Itabuna, Maria Matos e de parte do Jorge Amado vai contribuir para diminuir o impacto ambiental no Rio Cachoeira. Atualmente canais pluviais e de drenagem desses bairros recebem as descargas desses esgotos. A informação foi dada hoje pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, Marcos Monteiro, ao receber a informação da área técnica sobre o andamento das obras de urbanização de bairros da zona oeste.
O secretário se reuniu com a diretora de Obras da Sedur, Heloisa Oliveira, que apresentou dados importantes sobre o avanço das obras do PAC –II naqueles bairros. Segundo explicou o consórcio responsável pelas obras está deixando caixas de espera nos passeios das casas para que os moradores façam as ligações domesticas na rede pública. Pelo menos quatro estações de tratamento de esgoto (ETE) serão implantadas na zona oeste. A coleta de esgotos na cidade passará dos atuais 14% para 30%.
Segundo a engenheira a pavimentação de ruas no Sinval Palmeira, por exemplo, alcança quase 100% do previsto no cronograma, já que o concreto asfáltico foi aplicado nas ruas C, J, Floresta, Carlos Abílio, Fontes Lima, Carlito Alves e Floricelma e nos Caminhos F e G. “Atingimos 99% da obra”, comemora a engenheira. No bairro Maria Matos (antigo Rua de Palha) pelo menos 70% das obras de construção de redes de drenagem pluvial e de esgotamento sanitário já estão prontos. A próxima fase prevê a pavimentação asfáltica beneficiando a comunidade local que há anos sonhava com o saneamento básico e a urbanização.
Atualmente, a Prefeitura de Itabuna está iniciando a pavimentação das ruas A, B, Pitanga, Colômbia, Floresta, Costa Rica e do Lírio, onde estão sendo executada a base com aplicação de solo-brita e meio-fio. O Nova Itabuna foi o primeiro bairro a receber as benfeitorias do PAC II, com obras de implantação de rede de coleta e estações de tratamento de esgoto sanitário, drenagem e pavimentação de ruas. Além disso, o bairro também ganhará a construção de quadra poliesportiva e creche para as crianças da comunidade.
Na urbanização de bairros da zona oeste da cidade, em convênio com o Ministério das Cidades, a Prefeitura de Itabuna está investindo cerca de R$ 30 milhões, através do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC II, com contrapartida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário